Educação

Com UFRB ameaçada por instalação de fábrica na cidade, Caetano Veloso faz apelo a vereadores

Natural de Santo Amaro, no interior da Bahia, o cantor e compositor Caetano Veloso publicou nas redes sociais um vídeo pedindo que vereadores atuem para impedir a saída da Universidade Federal do Recôncavo da cidade.

A unidade está ameaçada desde que a Prefeitura decidiu de doar o terreno da instituição para a instalação de uma fábrica de produtos químicos.

O caso veio a público na última sexta-feira (24), quando a UFRB entregou um documento à Câmara de Vereadores de Santo Amaro, informando que deverá deixar o município caso seja doado o terreno, visto que não haveria espaço suficiente para acomodar seu corpo docente.

“Eu peço aos vereadores de Santo Amaro que se lembrem que a Câmara Municipal de Santo Amaro é pioneira na história da Independência do Brasil. Que pensem profundamente nos problemas que Santo Amaro já vem enfrentando com muita dificuldade por questões ambientais causada pela fábrica de chumbo depois do Bonfim”, disse.

Assista:

Um Comentário

  1. Caetano Veloso resolveu se manisfestar sobre uma questão que diz respeito a Santo Amaro. Se posicionou contra a instalação da fábrica em nossa cidade. Muito nos admira ele ter dito algo, já que há muito tempo ele só faz silêncio.
    Vamos perguntar a ele:
    KD o vídeo falando sobre a corrupção do governo passado, que roubou mais de 30 milhões dos cofres públicos de nossa terra, governo esse que teve seu irmão como Secretário de Cultura durante 8 anos e sua casa era frequentada pela família do ex Prefeito e presidiário?
    Você lembrou de Santo Amaro nessa hora, Caetano?
    Quando a irmã de Chico Buarque, Ana de Holanda, sua amiga íntima, foi Ministra da Cultura, que projeto ou sugestão você deu a ela, Caetano, para que trouxesse algum benefício para Santo Amaro? Tantos casarões desmoronaram nessa época, inclusive o Ginásio onde você estudou, no prédio do Irapuru, e nem assim você fez algo?!
    Caetano, diga aí pra gente se fez alguma ligação ao Governador Rui Costa, pra mandar reformar o Teatro que leva o nome de sua mãe, a saudosa Dona Canô, que pediu esse Teatro de presente a ACM pela passagem dos 90 anos dela… Você sabe, Caê, em que situação o Teatro se encontra???
    E durante a pandemia, Caetano Veloso, você esteve informado da situação de sua terra natal e tomou alguma atitude para ajudar, minimamente que fosse? Pelo menos através da Paróquia da Purificação, que teve tantos serviços prestados por sua família? Diga aí o que foi feito, já que você pode fazer tanto?
    Já que você acha ter direito a opinar sobre questões políticas e administrativas de Santo Amaro, Caetano, deveria ter se interessado por isso ao longo de todo esse tempo, em que passamos nossos perrengues e você nunca se manisfestou. Fica muito fácil e conveniente usar do sensacionalismo justamente agora.
    Caetano, você é um artista genial e é inegável o orgulho que temos de sua obra. Mas por favor, continue calado a respeito de Santo Amaro, porque sua voz aqui nós só queremos nas canções.
    Nossa terra só interessa de verdade a quem vive aqui e sabe da realidade que atravessamos. E pra crescer, precisamos dar passos firmes e corajosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar