Bahia

Ciclone se forma próximo ao sudeste e irá avançar em direção ao nordeste do Brasil

No dia 19, próxima quinta-feira, a formação de uma área de baixa pressão associada à frente fria que avança pelo Sudeste irá avançar em direção ao Nordeste do Brasil.

Essa área de baixa pressão classificada em 1010hPa vai se formar no litoral do Rio De Janeiro e Espírito Santo, provocando temporais, com chuva e vento fortes. Veja a imagem abaixo:

baixapressão

Alerta de chuva forte

Esse sistema de baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas que juntamente com a passagem da frente fria provoca muita chuva no Rio de Janeiro, zona da mata mineira e no centro-sul do Espírito Santo entre os dias 18 e 20 de novembro. A chuva será forte e acompanhada de rajadas intensas de vento.

baixapressão_2

O mapa acima mostra o acumulado de chuva previsto entre os dias 18 e 20 de Novembro. A área na cor laranja do mapa mostra volumes de precipitação que podem chegar a 70 milímetros em algumas localidades fluminenses

Ventania

Com a presença da área de baixa pressão o vento sopra intenso no Rio de Janeiro e no Espírito Santo entre os dias entre os dias 19 e 20 de novembro, quinta e sexta-feira desta semana, com rajadas entre 80 e 100km/h na faixa litorânea entre o norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nas demais áreas do Rio de Janeiro, na zona da mata mineira e no sul do Espírito Santo, as rajadas de vento ficam entre 60 e 80km/h. Observe a estimativa no mapa abaixo:

mapavento

Ciclogênese – formação de ciclone extratropical

Na sexta-feira (20), a área de baixa pressão se afasta da costa e dá origem a um ciclone extratropical que atua no oceano ao largo do litoral capixaba e fluminense provocando vento moderado a forte nas praias do Espírito Santo, com rajadas entre 40 e 60km/h. No litoral norte do Rio de Janeiro, previsão de rajadas de até 40km/h.

Ainda na sexta-feira e no decorrer do sábado (21), o ciclone extratropical se afasta do Brasil em direção à alto-mar e, no fim de semana, o vento diminui de intensidade.

ciclone

Fonte: Climatempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar