Cotidiano

Bill Gates diz que celulares estão morrendo e serão substituidos por tatuagens eletrônicas

Há apenas algumas décadas, ninguém acreditaria que as televisões de tubo ficariam obsoletas ou que os automóveis começariam a abandonar combustíveis fósseis para dar lugar lentamente a veículos elétricos. Da mesma forma, hoje parece inconcebível pensar que os smartphones estão condenados à extinção. Mas quem aposta nisso é ninguém menos que o bilionário da tecnologia Bill Gates.

Tatuagens eletrônicas

Segundo o fundador da Microsoft, a tecnologia destinada a substituir os smartphones de hoje é baseada em um sistema de tatuagens eletrônicas que serão aplicadas na pele. Desenhadas com uma tinta temporária, elas reúnem chips de avançada nanotecnologia, para cumprir todas as funções que qualquer smartphone desempenha. Esses dispositivos seriam capazes de fazer pagamentos por aproximação, mandar mensagens e até mesmo efetuar e receber ligações.

Mas Gates citou especificamente uma companhia chamada Chaotic Moon, que está desenvolvendo protótipos que empregam biotecnologia para a coleta de dados médicos e análises corporais em tempo real. Embora esses dispositivos estejam em fase de protótipos, eles já são capazes de monitorar o ritmo cardíaco, a pressão arterial, o oxigênio no sangue e vários outros sinais vitais.

As tatuagens são compostas por um circuito impresso, que se aplica temporariamente sobre a epiderme, munido de diminutos sensores e rastreadores, que se alimentam de uma tinta especial, capaz de conduzir eletricidade.  Os humanos que incorporarem esses dispositivos serão praticamente ciborgues com microprocessadores diretamente conectados ao organismo para diagnósticos precisos e em tempo real. Eric Schneider, executivo criativo de tecnologia da Chaotic Moon, acredita que elas substituirão os exames médicos de rotina, pois enviariam dados diretamente para o especialista de sua confiança. “Se houver algo fora do comum, os médicos podem ligar para você”, afirmou.

Fontes Clarín e TechBooky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo