Sem categoria

Bento XVI deixa o Vaticano: ‘Não sou mais pontífice, mas um peregrino’

1_15O Papa Bento XVI disse nesta quinta-feira (28), em Castel Gandolfo, que não é mais pontífice, “mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra”, poucos minutos após deixar o Vaticano, praticamente encerrando seus oito anos de pontificado.

“Obrigado por sua amizade e seu afeto. Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos anteriores. Eu só serei o Sumo Pontífice da Igreja Católica até as 20h (16h de Brasília). Depois disso, serei simplesmente um peregrino que está começando a fase final de seu caminho nesta terra”, disse, antes de se recolher ao edifício.

O Papa fez a declaração da sacada da residência papal de verão, em que vai viver as próximas semanas enquanto o conclave escolhe seu sucessor. Ele era esperado por muitos fiéis, locais e de outras regiões.

Bento XVI deixou o Vaticano, em um helicóptero da Força Aérea Italiana, às 17h07 locais (13h07 de Brasília).

Antes de embarcar, o pontífice recebeu adeus no Pátio de São Damásio de um grupo da Guarda Suíça e de seus colaboradores da Secretária de Estado. Ele estava de carro, acompanhado de seu secretário, Georg Gänswein.

Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a decolagem do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis.

Bento XVI chegou a Castel Gandolfo, que fica a 30 quilômetros da Santa Sé, às 17h24 locais (13h24 de Brasília). Ele foi recebido por autoridades civis e religiosas. G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo