Cotidiano

Aulas são retomadas hoje em três universidades estaduais após greve

UNEB - SALVADORAlunos e professores de três universidades estaduais retornam nesta segunda-feira (10) às aulas após 86 dias de paralisação. A rotina será retomada na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi a única que retornou às atividades ainda na última sexta-feira — um dia após a assinatura do acordo entre o governo do estado e o Fórum das Associações dos Docentes das Universidades Estaduais (ADs), que pôs fim a greve dos professores.

O acordo foi assinado pelos representantes das secretarias estaduais da Educação, Administração e Relações Institucionais e pelos dirigentes das Associações de Docentes das quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc). No acordo, o governo se comprometeu a enviar projeto de lei à Assembleia Legislativa revogando a Lei 7.176/97 que, segundo os professores, interfere na autonomia da gestão universitária.

Em 60 dias, serão implementadas as promoções, progressões e mudanças nos regimes de trabalho. Também não haverá cortes no orçamento este ano. Segundo o estado, houve um aumento de 10,3% em relação ao orçamento do ano passado, totalizando R$ 1,1 bilhão. Ficou acordado também que o governo baiano vai disponibilizar 252 vagas a serem remanejadas entre as classes, viabilizando volume maior de promoções para os docentes. Já a Universidade Federal da Bahia (Ufba) permanece em greve. A paralisação completa 71 dias hoje. (Correio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo