Saúde

Atividade física também é essencial para pessoas com deficiência

Entenda a importância da atividade física para pessoas com algum tipo de deficiência.

Diversas pesquisas apontam os benefícios da prática frequente de atividades físicas. De melhorias físicas a psicológicas, os esportes têm a capacidade de estimular a produção de serotonina e promover maior socialização. E isso inclui também as pessoas que possuem alguma deficiência física.

O Brasil tem um dos melhores desempenhos em Jogos Paralímpicos em todo o mundo. Com um time de vencedores, no entanto, a realidade do dia a dia de quem possui alguma deficiência muitas vezes é a superação de obstáculos, como falta de investimento em infraestrutura e saúde de qualidade.

Com problemas como esses, muitas vezes não sobra tempo para se preocupar com outras atividades. Porém, a atividade física é ainda mais importante para quem possui alguma restrição – principalmente se essa restrição for de movimento.

Especialistas recomendam movimentação

Na faculdade de educação física, futuros professores e instrutores de esportes aprendem a importância que a prática de um esporte tem na vida das pessoas. Quanto mais sedentária for uma pessoa, mais problemas ela pode acumular ao longo da vida, principalmente quanto a condições cardiorrespiratórias.

Para quem já possui uma saúde debilitada, os esportes podem fazer parte do tratamento, além de evitar que essas condições fiquem ainda mais graves.

No entanto, o benefício não é apenas físico. Até mesmo para pessoas com deficiências cognitivas, a prática de atividades pode ajudar no processo de aprendizagem, tanto por expor o indivíduo a novas situações, quanto pelos efeitos que uma boa circulação pode levar até o cérebro humano.

Políticas públicas de acessibilidade

Para garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso a atividades físicas e possam levar uma vida com qualidade e bem-estar, é necessário que a acessibilidade seja uma pauta prioritária das políticas públicas. Investir nisso é uma maneira de economizar com medidas pós-ventivas, como o tratamento de doenças do coração.

O SUS, que é considerado um dos melhores projetos de saúde pública no mundo, investe principalmente na prevenção. Afinal, uma doença já instalada pode exigir procedimentos mais caros, demorados e de alta especialização – recursos que não chegam a boa parte do país.

O investimento em projetos que levam os esportes para pessoas deficientes em todo o Brasil seria a melhor maneira de criar maior socialização, integração e cuidados preventivos a uma parcela da população que sofre com a invisibilização e com a falta de infraestrutura para ter seus direitos garantidos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios