Cotidiano

Arquidiocese de São Paulo rebate filme que apresenta santa como trans

A Arquidiocese de São Paulo emitiu uma nota na última quarta-feira, 14, para criticar o lançamento do filme São Marino, que apresenta a vida de Santa Marina como se ela fosse uma transexual. O documentário em curta metragem tem narração do Padre Julio Lancelotti.

A Arquidiocese está subordinada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e representa a Igreja Católica na região metropolitana de São Paulo.

“A história dos santos católicos deve ser melhor conhecida, e não pode ser interpretada à luz de ideologias que em nada correspondem com o contexto em que viveram, tampouco com os valores e virtudes por eles testemunhados ao longo de suas vidas”, manifesta a nota, assinada pela assessoria de comunicação da Arquidiocese de São Paulo.

O filme dirigido pela cineasta Leide Jacob conta a história de Marino, pessoa trans que teria vivido no Líbano do século VI e, depois da sua morte, foi canonizada como santa. O documentário tem depoimentos de representantes da comunidade LGBTQIA+.

“Santa Marina era uma jovem órfã de mãe que, para continuar a viver com o pai, que decidiu ingressar em um mosteiro, disfarçou-se de monge e consagrou sua virgindade a Deus. No mosteiro, progrediu nas virtudes, na vida de oração, penitência e caridade”, rebate a nota da Arquidiocese de São Paulo.

“Um grande exemplo de sua alma virtuosa é percebido quando a santa foi falsamente acusada de ter engravidado uma jovem. Podendo defender-se, revelando que, na verdade, era uma mulher, ela silenciou, suportando a provação da calúnia e humilhações, unindo as aos sofrimentos de Cristo”, acrescenta o texto.

O documento ainda argumenta que o segredo em torno do gênero de Santa Marina só foi descoberto depois de sua morte.

A visão revisitada pelo filme vem sendo alvo de críticas dentro da comunidade católica brasileira. O Centro Dom Bosco, do Rio de Janeiro, que congrega fiéis da Igreja, publicou um manifesto em que pede que o Padre Julio Lancelloti “respeite a santa”.

Veja abaixo o trailer do filme:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios