Cotidiano

Alan Sanches realiza sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização da Epilepsia

ALAN COMISSÃOO deputado estadual, Alan Sanches (PSD), presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Asssembleia Legislativa, realiza sessão especial no Plenário do Parlamento, nesta quinta-feira, às 10h, em homenagem ao Dia Internacional da Epilepsia, data batizada como Dia Roxo ou Purple Day.

De acordo com o deputado Alan Sanches, a ação se dá como forma de chamar a atenção sobre formas de se combater e tratar a doença, que hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta aproximadamente 1% da população – 65 milhões de pessoas no mundo

“Somente em Salvador estima-se que cerca de 30 mil pessoas convivam com a  enfermidade, caracterizada por crises epilépticas recorrentes. Portanto, a meta é debater e alertar que a doença, embora as estatísticas assustem, com a tratamento devido tem cura em cerca de 70 a 80% dos indivíduos afetados e mais ainda que não é contagiosa, como muitos pregam”, frisou.

Por isso, conforme ele, a ideia de reunir autoridades, representantes do Ministério Público, entidades médicas, especialistas, profissionais de saúde e pacientes. “Para discutir a epilepsia e seus estigmas, bem como,  o acesso ao tratamento e demais questões que afligem os portadores de epilepsia, a exemplo do preconceito enfrentado”, reforçou.

O movimento internacional surgiu em 2008, no Canadá, e o Brasil aderiu em 2011, conforme registros da Academia Brasileira de Neurologia. A cor roxa foi escolhida como símbolo da campanha de conscientização por causa da flor de lavanda, frequentemente associada à solidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo