Cotidiano

O homem passa 20 anos preso por homicídio, mas 'vítima' está viva

Ugandense foi preso por crime que não cometeu.

O ugandense Edward Edmary Mpagi foi preso por um assassinato que ele não cometeu ─ na verdade, sua suposta “vítima” continuava viva e passando bem.

20 anos preso
Foto: DR
Mpagi passou 20 anos na prisão. Como ele, centenas de outros ugandenses ainda permanecem atrás das grades aguardando uma decisão da Justiça.
Em 1980, Campala, capital e maior cidade da Uganda, era uma terra sem lei ─ soldados matavam civis e episódios de violência extrema ocorriam à luz do dia.
Quando o táxi de Edward Mpagi foi assaltado, ele decidiu se mudar com sua família para o vilarejo onde moravam seus pais. Ali, o único problema era uma disputa de terras que já se arrastava por anos ─ e foi justamente isso que mudou para sempre seu futuro.
Em junho de 1981, seus vizinhos foram roubados e espancados, e as suspeitas recaíram sobre Mpagi – que foi preso junto com seu primo, Fred Masembe.
“(Oz vizinhos) não tinham uma relação boa com meus pais”, alega Mpagi.
Ele e o primo foram acusados de assalto e enviados à prisão de Masaka, onde os prisioneiros eram divididos de acordo com seus crimes. “Percebi que estava no grupo dos assassinos”, diz Mpagi. “Fiquei com muito medo pois sabia que eu era inocente”.
Um ano depois, Mpagi e seu primo foram levados a julgamento. Eles só haviam se encontrado com seu advogado duas vezes mas, quando Mpagi pediu mais tempo, ouviu dele uma negativa. “Eu sei de tudo”, disse o advogado. E, então, o julgamento começou.
Veja também
Mulher envia nudes para Marcelo Rezende ao vivo
Homem é achado vivo dentro de túmulo no Rio de Janeir
Homem vai ao próprio velório para provar que estava vivo
Mpagi não falava bem inglês ─ o idioma do tribunal ─ enquanto seu primo, Masembe, não sabia nada do idioma.
Para a surpresa de ambos, souberam que haviam sido indiciados pelo assassinato do filho do vizinho, William Wandyaka.
“Foi horrível, porque se você sabe que é inocente, não tem nem o que dizer”, diz Mpagi.
Nenhuma testemunha foi chamada para depor em defesa dos dois, mas quatro pessoas afirmaram terem visto Mpagi com uma arma.
A verdade era que não havia uma arma, tampouco uma vítima ─ Wandyaka estava vivo e passando bem, e só tinha se escondido.
“Ele estava longe de casa e voltava durante a noite ─ ele não podia se expor”, diz Mpagi, que alega que as testemunhas haviam sido compradas.
Quando o juiz o condenou à morte, Mpagi conta ter desmaiado. “Não tenho palavras para descrever o que aconteceu. Foi terrível. Falaram que eu ia morrer”.
Os dois homens foram levados, então, para a prisão de segurança máxima de Luzira, em Campala. Despidos, eles receberam dois lençóis ─ um deles para ser usado como cama. Mpagi só voltou a dormir em um colchão em 1996. Fonte: BBC.
Veja mais
Homem usa órgão sexual para pintar quadro ao vivo em programa de TV
Itapebi: Prefeitura vai demitir 400 servidores; ‘morto vivo’ não deve sair

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios