Geral

6 cuidados com a conservação de itens de madeira

Saiba como cuidar corretamente dos itens que você tenha em madeira na sua casa para que eles durem por muito mais tempo

Para que os móveis da sua casa estejam sempre em bom estado e parecendo novos é muito importante que o cuidado que você tem com eles seja feito da maneira correta para que o item não seja comprometido e acabe perdendo um pouco da sua durabilidade.

Ter uma decoração bonita e com móveis que parecem que acabaram de ser comprados é o sonho de todo mundo, mas para isso é preciso seguir algumas dicas de limpeza.

Isso fica ainda mais claro quando falamos de móveis ou itens que sejam de madeira, afinal, esse é um material que é resistente, mas que precisa de um cuidado redobrado para que tenha uma vida útil longa. Para cada situação, é necessário um cuidado diferente, se você pretende fazer pintura de madeira deve seguir as recomendações, se quer deixar brilhando um móvel nesse material também precisa usar os produtos certos, é uma verdadeira questão de saber o que é recomendado e o que deve ser evitado.

Artigos relacionados

Para te deixar mais tranquilo, nós vamos te ajudar com dicas que realmente fazem a diferença na hora de cuidar dos seus móveis em madeira. Confira abaixo.

1 – Tenha atenção na hora de limpar

Uma dica superimportante para quem tem móveis em madeira é usar produtos que sejam recomendados para esse tipo de superfície. Alguns produtos podem ser abrasivos e consequentemente acabam manchando o seu móvel, por isso procure no mercado produtos que são específicos para madeira. Mas para facilitar a sua vida, use um pano úmido com sabão neutro, é a opção mais segura para evitar possíveis

estragos na peça. E não se esqueça de que é muito importante que o móvel seque completamente, você pode usar um pano seco para garantir isso.

2 – Exposição solar não é uma boa ideia

A maioria dos móveis em madeira não devem ser expostos ao sol, isso porque a luminosidade acaba estragando a madeira, deixando a superfície descolorida e sem brilho. Caso o seu móvel de madeira esteja perto de uma janela, recomendamos que você coloque uma cortina para evitar que o item tenha um contato direto com o sol. Outra forma de proteger a madeira dos danos causados pela exposição solar é usando verniz. Existem vernizes no mercado com proteção UV garantida por alguns anos após a aplicação. Com a madeira envernizada e protegida, você não precisa se preocupar com o sol que bater nessa superfície.

3 – Cera de abelha é ótima para higienização

Você não leu errado, cera de abelha é ótima para limpar móveis em madeira, ela conserva melhor esses itens e mantém o brilho deles em dia, além de preencher pequenas ranhuras que possam ter no móvel. Você pode fazer esse processo após a limpeza com o sabão neutro, mas se certifique de que está tudo seco.

4 – Distribua bem o peso

Outra dica que pode ajudar na hora de manter o seu móvel de madeira conservado é saber distribuir o peso que ele vai receber. Quando você exagera no peso que é colocado no móvel isso faz com que a madeira possa ficar envergada. Na hora de fazer a distribuição do peso faça isso de maneira uniforme, colocando coisas dos dois lados.

5 – Tenha cuidado com as manchas

Panelas quentes e copos muito gelados respingando são péssimos para a conservação, por isso é muito importante que você tenha sempre disponível porta copos e descansos de mesa para apoiar as suas panelas. Você com certeza não vai querer que a sua mesa de jantar fique toda manchada.

6 – Não se esqueça de cuidar

Não menos importante que as outras dicas, de vez em quando é necessário fazer algumas manutenções no seu móvel de madeira. Veja se os parafusos estão bem colocados, se as dobradiças estão em bom estado ou se já é hora de trocar. Se for preciso, você pode usar tintas específicas para renovar o seu móvel de madeira. Se quiser proteger e colorir, você terá que comprar uma tinta esmalte, que é própria para

madeiras e metais. Agora, se você quiser somente proteger e ainda manter o aspecto natural da madeira, a melhor opção é passar um verniz. Lembre-se de optar sempre por esmaltes e vernizes que sejam à base de água, pois eles são mais fáceis de aplicar, secam mais rápido, não deixam cheiro após a aplicação, não amarelam com o tempo e ainda são opções mais sustentáveis frente aos produtos de base solvente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios