Salvador

Salvador ganha prêmio de Melhor Destino Nacional pelo Guia Negro

A capital baiana é referência no afroturismo brasileiro e atrai turistas de todo o mundo

A cidade de Salvador foi condecorada como o Melhor Destino Nacional pelo 2º Prêmio de Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro, realizado no dia 15 de abril de 2024. A capital baiana é conhecida como um epicentro da cultura afro-brasileira e, por isso, atrai visitantes do Brasil e do mundo – foram 861.586 turistas na cidade apenas em janeiro de 2024, de acordo com o Observatório do Turismo, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.

O turismo, como a maioria dos outros aspectos da sociedade moderna, foi pensado e construído sob a visão colonizadora. Mesmo no Brasil, onde o número de pessoas racializadas constitui a maior parte da população nacional, o turismo está predestinado a valorizar símbolos da colonização e a invisibilizar e desvalorizar a cultura popular afro-brasileira.

Dessa forma, surge o termo ‘afroturismo’, uma vertente que tem como objetivo central valorizar o legado material e imaterial da população negra no continente e na diáspora africana – um meio de conhecer, reviver, respeitar e vivenciar experiências ligadas a cultura, religião e história deste povo. Além disso, o afroturismo, focando a cadeia do turismo nos fornecedores negros, visa a geração de renda e emprego.

Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro, em seu discurso, reitorou a força do afroturismo em Salvador. “2023 foi mesmo o ano de Salvador no turismo com festivais como o Liberatum e o Afropunk, o lançamento do filme Renaiscense, com a presença da cantora Beyoncé, além da segunda edição do festival Salvador Capital Afro e do festival de Afrofuturismo da Vale do Dendê.”

O prêmio também elegeu o Pelourinho, bairro histórico de Salvador, como a Melhor Atração Turística do Brasil, destacando-se como um memorial vivo da história negra brasileira. No local, é possível visitar o comércio, apreciar obras de artistas locais e experimentar diversas opções gastronômicas da culinária baiana e afro-brasileira.

Para quem deseja imergir na cultura baiana de Salvador, visitas ao Pelourinho e ao Elevador Lacerda, outro ponto turístico muito frequentado na região, são indispensáveis. Para a culinária tipicamente local, a dica é apostar nos estabelecimentos de afroempreendedores, como o restaurante Solar Gastronomia, da chef Dea Nascimento, especialista em culinária baiana contemporânea, e o Dona Mariquita, premiado como um dos 100 melhores restaurantes do Brasil, segundo guia da revista Exame.

No transporte, é possível encontrar facilmente voos para Salvador saindo de todas as regiões do país, já que a capital baiana possui um Aeroporto Internacional. Para roteiros mais acessíveis economicamente, também existe uma grande oferta de passagens de ônibus para Salvador. A locação de veículos também pode ser uma boa opção para quem prefere se deslocar mais livremente pela cidade.

Por ser uma cidade grande e extremamente turística, existem hospedagens com uma grande variedade de preços e atividades – desde hostels e apartamentos para aluguel até resort all inclusive destinados para famílias que desejam curtir alguns dias na praia. É possível criar um roteiro de viagem totalmente personalizado para se encantar com a capital baiana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios