Cotidiano

'Xixi' é a maior causa de olhos vermelhos ao nadar em piscinas, diz órgão de saúde dos EUA

CRIANCA - PISCINASe você pensa que a culpa dos olhos vermelhos ao nadar em uma piscina é exclusivamente do cloro, uma pesquisa do US’s Healthy Swimming Program mostra que a origem do problema é um pouco diferente. De acordo com cientistas, a quantidade de urina na água também influencia no sintoma. Quando as pessoas fazem “xixi” na piscina, a urina reage com cloro e cria um composto químico que irrita os olhos.

Ainda segundo o estudo, este composto pode criar, inclusive, gases venenosos que podem danificar órgãos como pulmões, coração, além do sistema nervoso. “Aquele cheiro ‘de cloro’ na piscina não é o cloro, na verdade. O que você cheira são substâncias químicas surgidas quando o cloro se mistura com xixi, suor e sujeira dos corpos dos nadadores”, afirmou o integrante do US’s Healthy Swimming Program, Chris Wiant. De acordo com especialistas, o velho mito de que um corante colocado na água revelaria a ação “mijões” ainda está longe de se tornar realidade.

Portanto, os olhos vermelhos ainda seriam o maior indicador de que eles estão agindo em uma piscina. Urinar em piscinas cloradas, na verdade, reduzem o efeito do cloro, o que significa que mais quantidade da substância pode ser derramada. Mas, mesmo que isso aconteça, não será suficiente para livrar os banhistas de doenças mais comuns, já que muitas bactérias podem continuar a viver por dias na piscina. Os especialistas asseguram que as tradicionais recomendações continuam sendo a melhor forma de garantir que as piscinas sejam locais seguros: assegurar que os corpos estejam limpos e urinar em outro lugar. “A solução não estará numa ciência muito complexa. A boa educação é o suficiente”, disse Michele Hlavsa, chefe do Centro americano de controle de doenças do US’s Healthy Swimming Program.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo