Geral

Varizes: conheça causas, tratamentos e métodos de prevenção

As varizes são um problema bastante comum entre o público feminino, consistindo na dilatação de diversas veias das pernas (mas também podem se desenvolver em outras partes do corpo). O problema não está associado exclusivamente à idade, já que também afeta pessoas jovens.

Em 2022, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular registrou mais de 46 mil internações de mulheres decorrentes de varizes no Sistema de Saúde Público (SUS). Em comparação com 2021, o número de casos dobrou no ano passado, reforçando as necessidades de prevenção.

A dilatação acontece devido a uma anomalia nas válvulas venosas, que não conseguem garantir uma circulação sanguínea adequada. O sangue percorre um longo caminho do coração até os membros inferiores, depois retornando ao ponto de partida para poder ser bombeado novamente. No caso de quem tem varizes, ele não consegue fazer esse retorno adequadamente, ficando retido nas veias e causando a dilatação.

Artigos relacionados

Em circunstâncias normais, as varizes podem desencadear sintomas como formigamentos, coceira, vermelhidão, manchas na pele e inchaços nos membros inferiores. Contudo, quando não tratadas adequadamente, podem evoluir e causar novas complicações, podendo criar um quadro de trombose, quando todo o fluxo de sangue é bloqueado. Por isso, é uma condição que exige tratamento contínuo para evitar problemas maiores.

Geralmente, o tratamento de varizes é feito através dos mesmos métodos de prevenção, que consistem em uma série de medidas para estimular a circulação do sangue nas pernas. 

Ter uma vida fisicamente ativa, fazer uso de meia Kendall para compressão, não passar longos períodos em pé ou sentado, evitar hábitos prejudiciais como tabagismo e longas exposições aos raios solares são hábitos importantes para a prevenção. Em alguns casos, também pode ser necessário interromper o uso de pílulas anticoncepcionais.

As meias de compressão costumam ser o método mais utilizado no dia a dia, pois ajudam a aliviar os sintomas e controlar os inchaços. Vale ressaltar que nenhuma dessas medidas consegue tratar o problema, apenas retardar sua evolução e garantir mais qualidade de vida no cotidiano. Em casos mais graves, a intervenção cirúrgica é recomendada para a remoção dos vasos dilatados.

No geral, as pessoas que sofrem de varizes conseguem conviver normalmente com o problema, desde que adotem as medidas de prevenção para controlá-las. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios