Cotidiano

Sindicatos fazem mobilização na frente da Alba e preveem novos protestos

Representantes de diversos sindicatos de servidores estaduais se mobilizam, na frente da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta sexta-feira (31), para acompanhar a votação da PEC 159, que trata da reforma da Previdência do governo do estado.

A matéria deve ser votada nesta sexta, em dois turnos, pelos deputados estaduais. Rui Oliveira, presidente da APLB, Sindicato dos Professores do estado, destacou que não acredita na votação nesta noite.

“O governo fez um esforço muito grande, conseguindo derrubar a liminar, e tentará votar agora a PEC, em dois turnos, até a meia noite. Se deixar para votar na próxima semana, vamos ‘invadir’ com milhares de trabalhadores [a Alba]’”, falou.

Ele ainda pontuou que a categoria fará uma grande caminhada na Festa de Iemanjá, no domingo: “Vamos fazer uma grande caminhada, denunciando para todo mundo as atrocidades do governo”.

Firmino Júlio, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do estado da Bahia, afirmou que deveria ter havido mais debate antes da votação da PEC.

“Ele [Rui Costa, governador do estado], como governador de esquerda, deveria pegar a PEC do governo Bolsonaro, sentar com os trabalhadores e aperfeiçoar ela, diminuir os impactos. Estamos completando seis anos sem aumento”, falou.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (SindiSaúde), Ivanilda Brito criticou a postura de Rui Costa, que se reuniu em agosto de 2018 com representantes de diversas categorias dos servidores estaduais, mas não colocou em pauta a reforma da Previdência.

“Ficamos sabendo pela mídia, no dia 17 de dezembro. Desde lá que estamos nessa luta, tentando dialogar.”, disse.

Também maram presença representantes do Sindicato dos Servidores da Fazenda, dos Trabalhadores em Saúde, dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário, dos Docentes da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), da Polícia Civil e dos Servidores do Poder Judiciário.

Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios