BrasilGeralNegócioNEWS

Segundo IBGE, desemprego fecha 2023 com taxa média de 7,8%, menor patamar desde 2014

O Brasil encerrou 2023 com uma taxa média de desemprego de 7,8%, a menor em quase dez anos, depois de um resultado melhor que o esperado no quarto trimestre, confirmando a tendência de recuperação do mercado de trabalho após os impactos da pandemia.

O resultado médio do ano, o mais baixo desde 2014, mostra forte desaceleração em relação a 2022, quando a leitura foi de 9,6%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

A menor taxa média da série foi registrada em 2014, de 7,0%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Gryfico IBGE 2024 1 31

/ IBGENos três meses até dezembro, a taxa de desemprego ficou em 7,4%, mostrando queda em relação aos 7,7% do terceiro trimestre e aos 7,9% do mesmo período do ano anterior, num mercado de trabalho marcado pela resiliência no ano passado.

A leitura do trimestre divulgada nesta quarta-feira ficou ainda abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de uma taxa de 7,6% e foi a menor desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015.

“O mercado de trabalho segue apresentando um bom desempenho, que se deve principalmente à expansão do número de pessoas trabalhando, uma vez que estamos observando mais o retorno das características econômicas e sazonais no período de consolidação da recuperação da pandemia”, avaliou em nota Igor Cadilhac, economista do PicPay.

A força que o mercado de trabalho mostrou durante o ano de 2023 tem correlação com a atividade econômica, que mostrou desempenho melhor que o esperado. Analistas apontam que a taxa de desemprego pode permanecer em patamares baixos, ainda que seja esperada uma desaceleração da economia.

CNN.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios