Cidades

Santa Inês: Jovem de 24 anos é candidata a prefeita

Despontando como a grande novidade da campanha eleitoral em Santa Inês, a jovem Laíze Caroline Silva Moura, de apenas 24 anos, foi apresentada pelo Partido Progressista – PP como candidata à prefeitura local. Laíze é oriunda de uma tradicional família envolvida na história política de Santa Inês. A jovem é filha do ex-prefeito Wilson Moura, que esteve à frente do Executivo Municipal por duas vezes consecutivas, deixando o cargo em 31 de dezembro de 2008.

Mas o que chama a atenção no município não é apenas a candidatura de Laíze, comenta-se nos meios políticos da cidade, que essa fase inicial da disputa eleitoral vem sendo marcada por fatos inusitados. Antes do período das convenções, o nome que figurava como possível candidato do PP era o do ex- alcaide Wilson.

Faltando pouquíssimos dias para vencer o prazo, a bola da vez passou a ser a sua esposa – ex-primeira-dama Lili Moura, mas, surpreendentemente, no ato da convenção, com a presença do deputado federal João Leão, o grupo resolveu mudar e apresentar Rose França, irmã de Lili Moura, como candidata a prefeita pelo PP. Já no dia 28 de julho, um movimento político marcou mais uma alteração na chapa majoritária e a estréia de Laíze como postulante ao cargo de prefeita. Num palanque eleitoral, ao lado de familiares e caciques do PP baiano, Leão e Cacá, a jovem foi apresentada como a nova candidata e, definitivamente, ficou confirmada a chapa da coligação ”Santa Inês, a Certeza da Mudança”, em aliança formada com o PT, PR e PHS.

A filha da atual vice-prefeita, Lucy de Criméia, é a candidata a vice da coligação pepista. Recém formada em medicina veterinária, Laíze Caroline, uma das mais jovens candidatas do Brasil, ingressa na política com o propósito de dar continuidade aos projetos que seu pai havia deixado, e aposta na força da juventude para tentar vencer o pleito e administrar a sua terra natal no próximo quadriénio. Dentre os mais de mil candidatos a prefeito na Bahia, poucos tem idade entre 23 e 25 anos. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria dos que vão disputar uma prefeitura no estado, em torno de 36%, está na faixa que vai dos 45 a 59 anos, seguido pelo grupo entre 35 e 44 anos (32%). Em Santa Inês, Laíze enfrenta o atual prefeito e candidato a reeleição Romildo Alcântara (PMDB), que exerce o cargo pela 4ª vez e tem mais de 60 anos de idade, ainda tem como adversário o empresário José Afrânio, candidato do PCdoB, com mais de 35 anos.

Foto: Blog Marcos Frahm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo