Tecnologia

Saiba como escolher o notebook certo para a sua rotina

Entenda quais configurações você deve avaliar antes de comprar um novo aparelho

O notebook se transformou em uma ferramenta importante no dia a dia de milhares de pessoas. Utilizado para trabalhar, estudar ou simplesmente relaxar, essa ferramenta oferece a comodidade de poder ser levado para diversos lugares.

Se ter um software VPN é fundamental para navegar na internet com segurança e proteção, também é preciso ter atenção na escolha do modelo de notebook para que a sua rotina não seja comprometida. Afinal, ele deve possuir as características certas para as atividades que você exerce com ele no dia a dia. Entenda a quais critérios você precisa prestar atenção no texto abaixo.

Quais configurações você deve prestar atenção antes de escolher um notebook?

Antes de investir em um notebook novo, é importante pesquisar e entender melhor algumas das principais configurações envolvendo esses aparelhos. A partir dessa compreensão, ficará mais fácil escolher aquele que atende às suas necessidades. Entenda melhor quais são as principais peças do notebook e suas funções.

Artigos relacionados

Processador

O processador é responsável por executar todas as tarefas feitas pelo notebook. Por isso, é necessário escolher um modelo que seja moderno e compatível com sua rotina. É importante selecionar um modelo apropriado, já que essa é uma escolha definitiva. Então, comprar um notebook que tenha um processador inadequado prejudicará suas atividades diárias a médio e longo prazo.

Memória RAM

A responsabilidade da memória RAM é executar múltiplos programas do computador ao mesmo tempo. Ou seja, quem vai precisar trabalhar com vários arquivos, softwares e programas ao mesmo tempo precisa ter um notebook com grande memória RAM para dar conta. Uma memória RAM baixa é sinônimo de computador mais lento e incapaz de executar vários programas simultaneamente.

Sistema operacional

Já o sistema operacional irá intercalar as ações realizadas nos programas e as ações do hardware do seu computador. Basicamente, ele funciona como a interface do notebook, responsável por receber, direcionar, traduzir e interpretar todos os comandos. Boa parte dos usuários consegue fazer tudo o que precisa utilizando o Windows, o sistema operacional mais popular do mundo. Entretanto, alguns usuários com rotinas mais complexas podem ter que utilizar aparelhos com macOS ou Linux.

Bateria

Essa é uma configuração muito importante de ser analisada. Quem precisa utilizar o notebook em ambientes externos com frequência precisa selecionar um modelo que tenha muita durabilidade e consiga dar conta da rotina de trabalho. Vale a pena estudar, também, se é possível trocar a bateria sempre que for preciso. Com isso, caso não seja possível recarregar a bateria gasta com uma tomada, basta trocar a bateria por uma reserva para continuar utilizando o aparelho.

Tela

A tela é outro componente importante, sendo a principal fonte de interface de comunicação entre o usuário e o computador. Uma tela de má qualidade ou que tenha pouco brilho fará com que não seja uma boa ideia utilizar o notebook em ambientes externos.

A rotina será importante para definir qual a tela mais apropriada. Quem trabalha com design ou edição de vídeo precisa de uma tela com mais polegadas e de alta resolução. Porém, se a rotina de trabalho for menos complexa e não exigir muitos elementos gráficos, é possível optar por um modelo de tela menor. Claro, desde que ele conte com um bom ângulo de visão, brilho forte o suficiente para utilizar em ambientes muito iluminados e uma boa pontaria.

Como escolher um notebook para a sua rotina?

Sabendo como funcionam os componentes, agora é hora de entender quais as melhores características para cada tipo de rotina. Se o intuito é utilizar a máquina para tarefas cotidianas, como navegar pela internet, assistir a vídeos e filmes ou apenas armazenar documentos pessoais e importantes, um notebook pessoal é o suficiente. Mesmo que as configurações não sejam avançadas, como processador Core i3, elas já serão capazes de atender suas necessidades.

Quem usa o notebook para atividades profissionais precisa ter uma máquina com bom desempenho e velocidade. Aqui, o processador precisa ser melhor (podendo ser Core i5, i7 ou i9), e o armazenamento interno também deve ser grande, de pelo menos 256 GB.

No caso de quem trabalha com edição de vídeos ou criação de imagens, a escolha é definida avaliando se o notebook consegue suportar os programas mais pesados desses trabalhos. Configurações avançadas são necessárias, como processadores rápidos, boa memória RAM e amplo espaço de armazenamento. Pode-se até cogitar um modelo com armazenamento SSD, que deixa a máquina mais ágil.

Por fim, caso seja um notebook gamer, processador de ponta e boa placa de vídeo são essenciais. Amplo espaço interno de armazenamento e boa memória RAM também são aspectos que devem ser bem analisados, mas é importante lembrar que esses modelos costumam ser mais caros que os demais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios