Bahia

Rio São Francisco tem a maior cheia dos últimos 14 anos, em Bom Jesus da Lapa

Dados são apurados desde 1940, maior cheia em Bom Jesus da Lapa, ocorreu em 1979.

O Rio São Francisco na cidade de Bom Jesus da Lapa, chegou a maior nível dos últimos 14 anos, em medições nesta terça-feira (11), o Velho Chico alcançou 8,17 metros acima do normal, os dados estão sendo apurados na Ponte Gercino Coelho e enviados a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho.

Segundo informações do Bom Jesus da Lapa Notícias, comunidades ribeirinhas estão em alerta e a Defesa Civil tem feitos visitas frequentes para apurar a necessidade de retirada das pessoas.

Quiosques na Barrinha/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A maior enchente que se tem registro ocorreu em 1979, quando as águas chegaram a 12 metros, em 1989 registrou-se 10 metros, em março de 2020, foi registrado 8,14 metros.

O aumento do volume das águas é proveniente das chuvas no estado de Minas Gerais. A Cemig, empresa que opera a usina hidroelétrica (UHE Três Marias), informou que vai abrir as comportas do reservatório de forma gradual a partir desta quarta-feira (12), o que sinaliza que o nível vai seguir subindo.

Margens esquerda do rio no trecho que passa pelo bairro da Barrinha, onde quatro quiosques já foram tomados pela água/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo