Bahia

Rio Jiquiriçá pede socorro há anos e poucas são as ações de revitalização

73635De acordo com o Censo IBGE 2000, a população total do Vale do Jiquiriçá é de 440.420 pessoas, 58% nas áreas urbanas e 42% na zona rural. O Vale do Jiquiriçá fica a aproximadamente 250 km a sudoeste de Salvador, capital do Estado da Bahia – Brasil. O rio Jiquiriçá é o principal elo de ligação cultural e de desenvolvimento econômico da região, sendo elemento de referência às diversas comunidades que habitam o Vale. A sua Bacia ocupa cerca de 6.900 km 2 e apresenta quatro tipos de climas que vão do semi-árido, na região oeste, ao tropical úmido, no litoral.
 
A região do rio Jiquiriçá vem sofrendo impactos ambientais (solo, vegetação, fauna, recursos hídricos, zona costeira, etc.) causados pela utilização de processos agropecuários inadequados e pelos assentamentos urbanos. Os cursos d’água recebem os efluentes não tratados e os resíduos sólidos das atividades urbanas e rurais das cidades que atravessam. No Alto Jiquiriçá, além da escassez de água (a região está inserida no polígono das secas do Nordeste Brasileiro), registra-se o uso de fertilizantes e agrotóxicos em inúmeras áreas. Um Consórcio Intermunicipal do Vale do Jiquiriçá (CIVJ) foi fundado em 1993, por prefeitos de 17 municípios da Bacia do Rio Jiquiriçá.
 
Logo em seguida esse número cresceu para 25 municípios com planos e projetos de desenvolvimento, porém nenhuma ação concreta ainda foi realizada e o Rio Jiquiriçá continua morrendo. Situado a cerca de 250 km a sudeste de Salvador, Bahia, o Vale do Jiquiriçá ocupa uma área de 6.900 km² e é composto pelos municípios de Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Iaçu, Irajuba, Itaquara, Itatim, Itiruçu, Jaguaquara, Jaguaripe, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra e Valença. De pequeno e médio porte com uma extensão territorial que varia de 2.400 a 200km², distribuídos em 47 distritos. O rio Jiquiriçá com seus 275 km de extensão é o principal elo cultural e de desenvolvimento econômico entre os municípios da região, que sofrem com a morte do Rio que tem sua nascente e consequentemente sua vasão comprometida pela falta de políticas públicas eficazes. Criativa Online

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar