Cidades

Prefeitura de Sapeaçu promove IV Conferência Municipal de Saúde

DSC02095Fortalecer e melhorar as ações de saúde, inicialmente discutindo em nível municipal e usando a participação popular como propulsor de mudança no Sistema Único de Saúde (SUS) foi o objetivo da IV Conferência Municipal de Saúde que aconteceu, nessa terça-feira (14) no Colégio Municipal, em Sapeaçu.

Conferências são espaços públicos de debates, onde se exerce a democracia participativa, onde cada um pode expor seus anseios, fazer reivindicações e sugestões em relação à saúde do seu município. Este ano com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

Na mesa de abertura do evento estava o Prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas; o Secretário de Saúde de Sapeaçu e Presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-BA), Raul Molina; representando a sociedade civil organizada e todos os usuários do SUS, José Cláudio de Jesus; representando os trabalhadores de saúde a ACS Joanice Nascimento; representando todos os Secretários da Administração Municipal, o Secretário de Desporto, Cultura, Turismo e Lazer, Denilson Mutti; representando os Vereadores do Município, o Presidente da Câmara de Vereadores Eder Galvão e a Diretora de Promoção e Assistência a Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Emmanuelle Daltro.

O prefeito, Jonival Lucas, agradeceu aos envolvidos na organização do evento e afirmou que, embora a saúde pública do país venha passando por dificuldades, o município tem se empenhado ao máximo para que o setor funcione bem. “Podemos não ter uma grande quantitativo, mas graças ao esforço e a competência de toda a equipe da secretaria, temos uma saúde de qualidade. Ao longo dessa gestão, conseguimos recursos para construção, reformas, ampliação e compra de equipamentos para as unidades do município, contratações de médicos especialistas, implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) e do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), e muitos outras conquistas que beneficiam diretamente a população Sapeaçuense”, destacou.DSC02131

O evento contou com uma conferência magna realizada pela Dra. Itana Viana cujo tema foi “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Dra. Itana valorizou a importância da realização do evento: ”Hoje, mais do que nunca, precisamos discutir e buscar novas soluções em saúde. O SUS não foi feito para ser pensado apenas em nível municipal, precisamos abrir o leque e pensar em ações em nível estadual e nacional e tudo isso com efetiva participação da população que utiliza os serviços”, explicou.

Durante a Conferência, três Grupos de Trabalho aperfeiçoaram as propostas discutidas durante as Plenárias Populares de Saúde, definiram as prioridades para a esfera municipal, estadual e federal e escolheram candidatos a Delegados para representar Sapeaçu na Conferência Estadual. Os grupos de Trabalho foram conduzidos por Acilene Novaes (FAMAM), Viviane Araújo (SESAB) e Flávia Priscilla (COSEMS-BA).

As propostas aprovadas na IV Conferência Municipal de Saúde de Sapeaçu serão encaminhadas a Conferencia Estadual de Saúde e serão defendidas pelos Delegados eleitos como representantes de Sapeaçu: Jackson Costa (gestor), Acilene Novaes (trabalhador), Edson Silva (usuário) e Regina Ramos (usuário). Assessoria de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo