Vale do Jiquiriçá

Prefeitos e Secretários de Agricultura do Vale se reúnem na Câmara de Ubaíra

Evento foi organizado pela SEDUR no território de identidade.

Foto: Karoline Meira

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, se reuniu nesta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes de associações da região.

O encontro visou fortalecer a estratégia de articulação e descentralização de políticas públicas, através dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs) e dos Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (Semafs), escritórios da SDR espalhados pela Bahia, que prestam serviços da secretaria.

Gestores e técnicos da SDR estão realizando um alinhamento institucional no que se refere as políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos e visitarão os 27 Territórios de Identidade para apresentar a estrutura, ações e projetos da secretaria.

A equipe já esteve em Cruz das Almas, Feira de Santana e Alagoinhas e até meados de março está prevista a visita em todos os territórios.

De acordo com o titular da SDR, Jerônimo, o intuito é fazer um planejamento combinado com o colegiado territorial, os consórcios municipais, as universidades, as cooperativas, os institutos de pesquisa, sindicatos, associações e câmaras de vereadores.

“Estamos apresentando nosso conjunto de serviços e queremos organizar um planejamento para 2017 e 2018 para que as secretarias municipais, que é o nosso principal foco, possam fazer um planejamento de desenvolvimento rural”. Jerônimo Rodrigues reafirmou o compromisso com a consolidação de políticas capazes de impactar a dinâmica econômica e social dos municípios.

“Queremos que o agricultor, o nosso público estratégico, possa receber a visita da assistência técnica, que possa ter uma agroindústria para beneficiar seu produto, uma ação de comercialização, o nosso tratamento com a agroecologia, para que os produtos que a gente possa ofertar para consumo, seja na escola, no restaurante ou na feira livre possa ter um produto de qualidade”.

Os representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Fábio Braga, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Robson Andrade, o assessor especial do gabinete da SDR, Anselmo Souza, e o coordenador do Setaf Território Vale do Jiquiriçá, Bruno Henrique, formaram a equipe técnica da SDR, que apresentou ações, projetos e programas, com seus eixos estratégicos da secretaria, entre eles infraestrutura rural, assistência técnica rural, agroindustrialização e comercialização, reforma agrária e regularização fundiária e fomento à produção.

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – Convale, prefeito de Lafaiete Coutinho, João Freitas, liderou o grupo de gestores presentes no evento.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar