Cotidiano

Pomada modeladora de cabelo leva mais de 100 pessoas ao hospital

Algumas pessoas apresentam cegueira temporária após uso de pomada modeladora

A utilização de pomada modelara de cabelo, conhecida por muito como gel, levou mais de cem pessoas para o Hospital Souza Aguiar no Rio de Janeiro. As notificações aumentaram após as festividades natalinas.

O que aconteceu

Os pacientes narram ardência e queimação nos olhos. Os relatos são investigados pela secretaria de saúde do município.

“Eu fiquei 24 horas sem molhar o cabelo. Depois eu molhei e comecei a arder. O médico falou que é pra eu não usar mais a pomada, que eu posso até ficar cega, que tinha casos de pessoas que ficaram cegas por causa da pomada”, disse Raissa Victória Silva, uma das vítimas.

Os casos foram informados a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

“Já identificamos algumas marcas e notificamos a Anvisa, que publicou uma lista de pomadas que não devem ser usadas. É uma situação muito preocupante porque os casos são muitos e alguns com gravidade, com cegueira temporária e situações extremas”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Algumas marcas estão com a comercialização suspensa, o secretária recomenda inclusive consultar quais não devem ser usadas, pois possuem produtos nocivos a saúde humana.

No site da ANVISA consta a informação na página principal e o que deve ser feito.

A Anvisa tem recebido informações sobre relatos de casos de efeitos indesejáveis ocasionados por produtos para trançar/modelar os cabelos. Entre os efeitos notificados estão cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

A Agência publicou alertas orientando sobre o uso desses produtos e resoluções suspendendo produtos irregulares. Acompanhe aqui todas as ações. A sua ajuda é essencial para monitoramento da qualidade dos produtos utilizados no país. Notifique à  Anvisa qualquer efeito indesejável que possa ser relacionado ao uso desses produtos ou de outros cosméticos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios