Política

‘Passar fome no Brasil é uma grande mentira’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse, na manhã desta sexta-feira (19), que não há fome no Brasil. Durante café da manhã com correspondentes de jornais internacionais, o chefe do Executivo destacou que “não se vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético”.

“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, disse o presidente.

Bolsonaro também criticou governos anteriores, que teriam associado a distribuição de riqueza à concessão de bolsas. Criaram, segundo ele, “um país das Bolsas”. O presidente afirmou, ainda, que só o conhecimento tira o cidadão da miséria e criticou o que chamou de “discurso populista” sobre a fome.

“Esses políticos que criticam a questão da fome no Brasil, no meu entender, tem que se preocupar, estudar um pouco mais as consequências disso. Falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso”, reprovou.

Em contrapartida, o Relatório do Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe 2018, divulgado em novembro do ano passado, apontou o crescimento da fome no Brasil. O estudo estimou que a desnutrição alcançou até 5,2 milhões de brasileiros entre 2015 e 2017.

Bahia.ba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo