Mutuípe

Paróquia São Roque de Mutuípe celebra bodas de safira

paroquia de sao roque (2)A Paróquia é a organização religiosa do povo católico em uma cidade, possui sede, patrono e é estruturada a partir de comunidades em suas pastorais e movimentos pertencendo a uma Diocese. Apesar de possuir uma história de fé centenária neste próximo dia 27 de Novembro, a Paróquia São Roque de Mutuípe completa 45 anos de sua criação e instalação. Desde o ano de 1907 com uma promessa feita a São Roque que ainda na velha Mutum já se reconhecia os primeiros sinais de evangelização, todavia mesmo com uma capela erigida e com a fervorosidade e participação popular, Mutuípe só alcançou o título de Paróquia em 1970 com a chegada de Dom Alair Vilar Fernandes de Melo que logo ao assumir a Diocese de Amargosa desejou cria-la desmembrando-a da Paróquia Senhor do Bonfim de Jiquiriçá.
 
A antiga capela foi demolida para construção desta atual Matriz sob o impulso do então vigário o Pe. Gilberto Vaz Sampaio, e no dia de Nossa Senhora das Graças a Paróquia foi entregue ao povo mutuipense tendo por primeiro Pároco o Mons. Walter Jorge Pinto de Andrade. Desde então nove sacerdotes assumiram a direção da Paróquia que atualmente está confiada aos cuidados do Pe. Almiro Rezende Peixoto, tendo por área de atuação as localidades das vinte e quatro comunidades rurais e as quatros urbanas compondo toda sua estrutura evangelizadora em suas diversas dimensões.
paroquia de sao roque (3)
 
Para celebrar o Aniversário da Paróquia uma programação especial será realizada e contará com a Visita de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil, que será trazida de Aparecida – SP e do dia 26 a 29 de Novembro estará em Mutuípe.
paroquia de sao roque (1)
Confira: 26/11 – QUINTA – FEIRA: 18h – Carreta de Acolhida a Nossa Senhora Aparecida no Ribeirão, percorrendo as ruas da cidade e encerrando com a Santa Missa na Matriz. 27/11 – SEXTA – FEIRA: 6h – Oração da manhã na Matriz. 8h- Confissões. 12h – Oficio de Nossa Senhora. 15h – Visita ao Hospital – Terço da Misericórdia 18:30h – Procissão pelas ruas do centro. 19:30h- Concelebração Eucarística dos 45 anos da Paróquia São Roque de Mutuípe e Festa de Nossa Senhora das Graças presidida pelo Bispo emérito de Amargosa – Dom João Nilton. 28/11 – SÁBADO: 9h- Visita a Feira. 15h – Encontro com as Crianças na Matriz. 19h – Procissão luminosa do Bairro Santo Antônio para Matriz encerrando com a Santa Missa. 29/11 – DOMINGO: 7:30h – Santa Missa na Matriz. 9h – Visita a Comunidade do Riachão do Vinhático. 18h – Terço dos Homens na Matriz. 19h – Despedida e Saída para Laje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo