Bahia

Operação Piemonte desarticula esquema de desvio e lavagem de dinheiro público no norte da Bahia

PF cumpriu mandados em Jacobina, Capim Grosso, Filadélfia, Várzea Nova, Juazeiro e Ourolândia.

A Polícia Federal deflagrou a Operação Piemonte em cinco cidades baianas para apurar um esquema de desvio de verbas públicas. Na manhã desta terça-feira (18), agentes da PF estiveram nas cidades de Jacobina, Capim Grosso, Filadélfia, Várzea Nova, Juazeiro e Ourolândia.

Segundo a PF, a Operação Piemonte visa combater um grupo criminoso especializado em desvio de verbas públicas, fraudes em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.

O trabalho é realizado em parceria com a Controladoria Geral da União na Bahia (CGU).

Cumprimento de mandados e investigação

Inicialmente, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia.

As investigações apontam para a formação de uma organização criminosa e lavagem de dinheiro. A justiça determinou o sequestro de diversos bens, bloqueio de contas e afastamento dos servidores públicos envolvidos.

Operação Piemonte 2
Foto: Divulgação / Polícia Federal

Alvos da Operação Piemonte

Os alvos da operação incluem ex-gestores, vereadores, funcionários públicos e empresários. As investigações evidenciaram fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, pagamento de propina a servidores e pessoas politicamente expostas, além da transferência de valores a laranjas ou testas de ferro.

Valores movimentados e penas

O esquema pode ter movimentado ilegalmente mais de R$ 51 milhões. Os suspeitos devem responder por associação criminosa, fraude à licitação, desvio de recursos públicos, sonegação de impostos e lavagem de capitais, com penas que podem chegar a 34 anos de reclusão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios