Bahia

óleo reapareceu em mais de 190 km de praias no sul da Bahia

O aparecimento de óleo em praias da Bahia ganhou um novo capítulo. Pesquisadores da ONG Grupo de Amigos da Praia (GAP) denunciam, em relatório publicado nessa terça-feira (1º), que manchas surgiram em 192 km de faixa nas praias do sul do estado em outubro. A organização recebeu mais de 89 denúncias com registros de novos focos de fragmentos. Mais de 700 kg foram coletados no último mês.

Os registros de contaminação mostram que Ilhéus, município com o mais extenso litoral do estado, foi a região mais atingida. Conforme denúncias recebidas pelo GAP, 88% dos casos são da área, onde voluntários recolheram cerca de 100 kg de fragmentos. As praias mais atingidas são: Praia da Avenida, Praia dos Milionários e Olivença (6), todas em Ilhéus.

Placas de óleo calcificadas também apareceram em Una, Canavieiras, Uruçuca, Barra Grande, Boipeba e Itacaré. As praias de Serra Grande, próximo a Itacaré, Praia dos Três Coqueiros e Taipu de Fora, na Península de Maraú, tiveram maior número de registros fora de Ilhéus, mostra o relatório.

O presidente da ONG ambientalista, Gabriel Macedo, afirma que ainda não há confirmação sobre a origem do material, mas a suspeita é que não seja algo novo devido à estrutura fragmentada e rígida das “bolotas”. “O óleo de 2019 veio mole, parecia gelatina. Esse já está com uma crosta, são duras”, analisa.

Apesar do aparecimento ser recente, já tem impactado a fauna local. Moradores das regiões contam que têm encontrado com mais frequência crustáceos, peixes e até tartarugas marinhas envoltas de óleo. “Muitos fragmentos têm pedaços de corais, ostras. Está afetando a nossa biodiversidade”, acrescenta Macedo. Quanto ao impacto humano, a única denúncia tem sido de banhistas que vão à praia e pisam no óleo coberto pela área, mas sem repercussão grave ou para a economia pesqueira.

Correio da Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios