Cotidiano

Odebrecht convocou executivos para executar 'guerra de guerrilha' contra imprensa

MARCELO ODEBRECHTA Polícia Federal resgatou e-mails do empresário Marcelo Bahia Odebrecht por meio dos quais ele convocou os executivos do grupo a partirem para “uma guerra de guerrilha”. A determinação do maior empreiteiro do país, preso desde 19 de junho na Operação Juízo Final – desdobramento da Lava Jato – foi revelada pela revista Época, um dos alvos da estratégia de Odebrecht. A guerrilha é uma guerra não convencional marcada também pelo jogo da informação e contrainformação.

Em e-mail de 31 de janeiro de 2015, às 21h40, intitulado “contra-informação”, o empresário sugere a formação de um dossiê com informações erradas sobre a Odebrecht. Ele orienta os executivos a encontrarem um emissário para entregar o documento à Época em uma quinta-feira de manhã – reduzindo, assim, o tempo para a revista checar os dados -, destaca o repórter Daniel Haidar.

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No mesmo dia, às 21h48, Odebrecht insistiu: “Vocês precisam gerar informações (que nos aliviem como a de aditivos Rnestsoh após PRC) e outras contra-informações deste tipo. Precisamos partir para uma guerra de guerrilha”. “Veja se vocês conseguem produzir esta semana (até 4.ª) um ‘dossiê’ contra nós, com todas as offshores da OOG, inclusive com detalhes de algumas transações que possam parecer importantes. Um dossiê que parece que pode ‘nos destruir’, mas que na prática são todas offshores legais. Vocês têm que encontrar alguém (sem ligação conhecida conosco) que possa entregar este dossiê a Época na 5.ª.

E já preparem uma resposta forte a ser dada de nossa parte para desmoralizá-los totalmente na semana seguinte”, diria o e-mail. Segundo a revista, a Odebrecht não negou os e-mails, mas afirma que “lamenta esta prática de vazamentos descontextualizados e distorcidos de mensagens eletrônicas, inclusive com edição e supressão de trechos e nomes de pessoas, o que permite que se criem conclusões das mais absurdas. A especulação trazida a partir deste vazamento nunca se converteu em qualquer ação concreta, como pode atestar a própria revista Época, o que torna a informação menos relevante ainda”.

Estadão

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