Cotidiano

Número de cirurgias de varizes pelo SUS caíram 69% em 2021 com a pandemia

O número de cirurgias de varizes realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 2021 caiu em 69%, comparado ao ano de 2019, antes da pandemia da Covid-19. De acordo com informações da Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) após analisar os dados do Ministério da Saúde.

“Sem o cuidado devido, as varizes implicam em perda de qualidade de vida, sobretudo para as mulheres, em quem são mais prevalentes, que podem sofrer com dores e desconforto, comprometendo sua rotina. Além disso, as varizes podem evoluir para situações graves e de difícil reversão, como as úlceras de estase, que são feridas crônicas de difícil cicatrização e que tem grande impacto econômico e na qualidade de vida do paciente”, explicou o presidente da SBACV, Julio Peclat.

Em 2019, a rede pública contabilizou 68.743 cirurgias, incluindo tratamento cirúrgico de varizes bilateral e unilateral, além da extração das veias. Já em 2020, ano em que teve início a pandemia, foram registradas 28.354 operações, o que representa uma queda de 59%.

A SBACV alertou ainda que a quantidade de cirurgias realizadas em 2021 foi insuficiente para recuperar o patamar pré-pandemia. No ano passado a rede pública fez 21.604 procedimentos, o que corresponde a um déficit de 24%.

Nos estados, os dados do Ministério da Saúde mostram que em 26 dos 27, houve uma redução no número de cirurgias, com apenas Mato Grosso registrando resultado positivo de 44%. Na Bahia a queda foi de 84%. A região Norte teve o pior desempenho do país, com redução de 72%, seguida do Sul (- 71%), Sudeste (-70%), Nordeste (-63%) e Centro-Oeste (-51%).

Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios