Notícias

Estudo sugere que Nordeste pode ter terremotos de forte intensidade

Terremotos podem ter diversos impactos, sociais econômicos e ambientais.

O Nordeste pode ter terremotos de forte intensidade, isso é o que sugere um estudo recente da Rede Sismológica Brasileira (RSBR). Conforme dados do Catálogo Sismológico Brasileiro, obtidos pelo Mídia Bahia, todos os estado da região enfrentam ameaça significativa de terremotos.

O que é ameaça sísmica

Ameaça sísmica é a chance de ocorrer um sismo natural com potencial de destruição. Significa as chances de danos a vidas humanas, em edifícios, perdas econômicas e sociais e impactos ambientais.

Conforme o estudo, autoridade precisam se planejar para a possibilidade de um terremoto em qualquer lugar do Nordeste Brasileiro com magnitudes acima de 5,2.

“Nossa análise mostrou que no Nordeste, em 50 anos, terremotos de magnitudes de 4,7 a 5,1 têm probabilidades de ocorrência de 50% (relevante para estruturas civis, como casas e prédios), e de magnitudes 5,5 a 6,2 têm probabilidades de 10% (relevante para obras civis de grandes dimensões, como barragens, parques eólicos, mineração, usinas hidrelétricas e nucleares)”, destacaram os autores.

As descobertas feitas pelo estudo evidenciam a necessidade de medidas preventivas, e mudanças em projetos da construção civil, para mitigar riscos associados a terremotos.

Os professores e pesquisadores José Augusto Silva da Fonsêca e Aderson Farias do Nascimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (URFN), conduziam o estudo, mas eles também contaram com a participação do professor do Institute of Geophysics Polish Academy of Sciences, Stanisław Lasocki.

Estudo que indicou risco de fortes terremotos no Nordeste do Brasil
Região Nordeste é sismicamente ativada por conta de falha geológicas. — Foto: reprodução

A pesquisa

A pesquisa focou em uma das componentes da Análise Probabilística de Ameaça Sísmica (“Probabilistic Seismic Hazard Analysis” – PSHA), mais especificamente, no tocante às fontes sísmicas.

Os autores destacam que esse tipo de análise, envolvendo a compreensão dos parâmetros associados ao comportamento da sismicidade, é fundamental para melhores estimativas do PSHA holístico (completo), convertendo as probabilidades de ocorrência de magnitudes em níveis de excedência de vibrações como, por exemplo, aceleração do solo. Essa “conversão”, ou seja, a análise do PSHA completo, será avaliada em um trabalho futuro pelos mesmos autores.

Histórico de terremotos no Nordeste

O Nordeste do Brasil, embora não seja conhecido por ter terremotos de grande magnitude, registrou eventos moderados ao longo do último século, resultando em danos, e até o colapso, de edificações mal construídas. Essa realidade torna fundamental a avaliação da ameaça sísmica na região.

Os pesquisadores selecionaram quatro zonas sísmicas no Nordeste do Brasil e aplicaram modelos para estimar a probabilidade de ocorrência de terremotos.

Surpreendentemente, um desses modelos tradicionais, o de frequência de magnitude Gutenberg-Richter, foi rejeitado em uma das zonas, indicando uma distribuição de magnitude diferente da esperada. Isso levou os cientistas a adotarem uma abordagem não paramétrica para essa zona específica.

Terremotos com epicentro em Mutuípe, em 2020

Em 30 de agosto de 2020, Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, interior da Bahia, registrou um sismo de 4,6, o fenômeno ocorreu as 7h44min, deixando a população bastante apreensiva. Conforme o LabSIS (Laboratório de Sismologia) da UFRN, o epicentro foi na cidade.

Após o sismo mais forte, houve mais dois secundários, com intensidade de 4,2 e 3,7 na Escala Richter.

O terremoto em Mutuípe, não deixou feridos, mas derrubou produtos em gôndolas de supermercados, abriu algumas pequenas rachaduras em paredes e destruir rebaixamentos de forros.


Descubra mais sobre Mídia Bahia

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
situs bokep indonesia