Cotidiano

‘Não tem validade’, diz ministro sobre intervenção em publicidade de estatais

CARLOS ALBERTO SANTA CRUZO ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Carlos Alberto Santa Cruz, discordou da decisão da Secretaria de Cultura, de intervir na propaganda veiculada pelo Banco do Brasil, que teve como tema a diversidade. “Não tem validade”, disse ele.

De acordo com Santa Cruz, a atitude é contrária à normas existentes no próprio Governo, e “não cabia” à Secretaria de Comunicação (Secom) interferir na publicidade de empresas estatais:”Não observou estritamente o que diz na legislação, não tem validade”.

Sobre a retirada da propaganda do Banco do Brasil, o ministro resumiu ao dizer que deveria ser uma decisão do “presidente” da estatal. “Se vai ou não, é problema do presidente do Banco do Brasil”.

Na última semana, a TV Glovo revelou um comunicado enviado pelo Palácio do Planalto às empresas estatais, que determina que todo o conteúdo de ações publicitárias, “inclusive de natureza mercadológica”, deve passar por “conformidade prévia” da Secom. O texto foi assinado por Glen Lopes Valente, secretário de Publicidade e Promoção da pasta.

No entanto, na noite desta sexta-feira (26), a Secretaria do Governo respondeu em novo comunicado, afirmando que o texto da Secom não atende às Leis Estatais.
“A Secom, ao emitir o e-mail veiculado, não observou a Lei das Estatais, pois não cabe à Administração Direta intervir no conteúdo da publicidade estritamente mercadológica das empresas estatais”, disse o ministério.

De acordo com O Globo, logo após a divulgação da nota de Secretaria de Governo, a Secom compartilhou um comunicado em que admite o erro no envio do e-mail às estatais.

 

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