Mutuípe

Morre mutuipense com leucemia, que aguardava regulação

Família acionou Ministério Público, mas nem assim houve transferência

Morreu na madrugada desta quinta-feira a mutuipense Joanice dos Santos Sena, ela estava internada no Hospital e Maternidade Clélia Rebouças (HMCR), há mais de dez dias, aguardando que a regulação, por meio da Secretária Estadual de Saúde (SESAB), informasse o hospital de tratamento especializado.

Joanice foi diagnosticada com leucemia aguda, reclamava de fortes dores no corpo e faleceu sem receber atendimento adequado.

A família tentou ajuda junto ao Ministério Público, na esperança de que uma decisão judicial pudesse viabilizar a transferência.

Nas redes sociais, houve uma grande mobilização com marcações aos perfis de deputados, outros políticos, bem como o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de saúde Roberta Santana, nada adiantou.

O que é leucemia aguada

A leucemia aguda é um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas e a medula óssea. Ela é caracterizada pela rápida proliferação de células imaturas e anormais da linhagem das células sanguíneas, que substituem as células normais da medula óssea.

Existem dois principais tipos de leucemia aguda: leucemia mieloide aguda (LMA) e leucemia linfoblástica aguda (LLA). A LMA afeta as células mieloides, que dão origem a glóbulos vermelhos, plaquetas e alguns tipos de glóbulos brancos. Já a LLA afeta as células linfoides, que originam os linfócitos, um tipo de glóbulo branco.

A leucemia aguda pode se desenvolver rapidamente, levando a sintomas como fadiga, fraqueza, febre, perda de peso, dor nos ossos e articulações, entre outros. O tratamento geralmente envolve quimioterapia, terapia alvo, radioterapia e, em alguns casos, transplante de medula óssea.

O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para melhorar as chances de sucesso no tratamento da leucemia aguda. O acompanhamento médico regular é essencial para monitorar a resposta ao tratamento e gerenciar possíveis efeitos colaterais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios