Vale do Jiquiriçá

Moradores de Santa Inês fazem manifestação em frente a EMBASA, após 15 dias sem água

Mesmo sem cair água, algumas contas ultrapassam o valor de R$ 400

Moradores de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, estão enfrentando problemas com o fornecimento de água há pelo menos duas semanas. Na manhã desta quarta-feira (22), os clientes foram até o escritório local protestar diante da situação.

Cidade inteira está sem água

Em contato com o Mídia Bahia, a moradora que aparece no vídeo cobrando posicionamento da empresa, diz que está sem abastecimento há 15 dias. A denunciante revela que toda a cidade está sem água, bem como o povoado de Lagoa Queimada.

As críticas à estatal se intensificaram nos últimos três dias, diante do caos vivenciado por várias famílias. Até então, não foram disponibilizados carros pipas para garantir o mínimo de assistência e dignidade ao cliente.

Informações indicam que um problema com a bomba d’água está ocasionando a interrupção do serviço público.

Sensível ao problema enfrentado pela população, o Professor Emerson, prefeito do município, estava no local da manifestação se solidarizando ao povo, bem como na tentativa de buscar soluções junto a estatal.

Manifestação pede água na Embasa em Santa Inês
Manifestantes se reuniram em frente ao escritório da Embasa, em Santa Inês, foto: Leitor Mídia Bahia

Cobranças são contestadas

Além da falta d’água, muitos clientes enfrentam também cobranças de valores que eles consideram abusivas, em vídeos, é possível notar diversas contas de água indicando valores entre R$ 200 e R$500, a revolta se agrava, pois as contas chegaram justamente quando nenhuma gota cai nas torneiras.

O que diz a lei

Sumula 192 : “A indevida interrupção na prestação de serviços essenciais de água, energia elétrica, telefone e gás configura dano moral.”

Cliente que considerar ter sido lesado pode apresentar à justiça pedido de indenização por dano moral. Veja mais aqui.

A EMBASA também precisa compensar o consumidor através de desconto dos dias em que houve a interrupção do serviço.

Um pedido de esclarecimentos foi encaminhado ao gerente do escritório local, porém ele argumentou estar de férias, indicando que a gerencia em Ubaíra ficou responsável. Em novas tentativas de contato com a unidade no município vizinho, as ligações não foram atendidas.

Assunto será abordado no Jornal Mídia Bahia, ao meio dia. Assita.

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