Cotidiano

Lídice: “Não contesto pesquisas eleitorais, mas alguns institutos já erram muito”

A presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata, comentou as pesquisas Ibope/TV Bahia e Real Time/RecordTV Itapoan, divulgadas nesta semana. Os levantamentos mostram que a Major Denice (PT), que faz chapa com Fabíola Mansur (PSB), está empatada com Olívia Santana (PCdoB) e ainda está longe de polarizar com o líder das pesquisas, Bruno Reis (DEM).

“Primeiro, quero dizer que não contesto pesquisas eleitorais, mas alguns institutos já erram muito nos seus prognósticos eleitorais. As pesquisas são apenas retratos momentâneos, incapazes de definir o todo de uma campanha. E temos muitas experiências que comprovam isso. Em 1992, eu comecei a campanha para prefeita de Salvador com 2% nas intenções de voto, mas fui para o segundo turno e ganhamos. Em 2008, ACM Neto e Imbassahy começaram na frente nas pesquisas, mas João Henrique e Walter Pinheiro é que foi para o segundo turno. Jaques Wagner e Rui Costa também começaram atrás e ganharam no primeiro turno, também contrariando as pesquisas”, avaliou a deputada.

“O candidato do prefeito está aparecendo na frente? Está. Mas, isso não quer dizer que a vitória está garantida. A campanha está só começando e Denice tem crescido muito bem, porque tem carisma, simpatia, conteúdo e representa a realidade de Salvador, sua gente e suas principais lutas, contra o racismo, a violência contra a mulher e a desigualdade social, entre outras. Então, eu acredito que Denice tem muito mais possibilidade de crescer do que o candidato que está liderando as pesquisas, porque ele já é conhecido enquanto que Denice está sendo apresentada às pessoas agora e cada vez mais cresce o número de pessoas que a conhecem e apoiam”, completou.

Na pesquisa estimulada da Real Time, o democrata mantém a primeira colocação na corrida pelo Palácio Thomé de Souza com 33% das intenções de voto, seguido do Pastor Sargento Isidório (Avante), com 12%. Major Denice  e Olívia Santana aparecem com 6%, cada. Cezar Leite (PRTB) somou 5%, enquanto  Bacelar (Podemos), Hilton Coelho (PSOL) e Rodrigo Pereira (PCO) somam 1%, cada. Celsinho Cotrim (Pros) não pontuou. Brancos e nulos são 16% enquanto 19% não souberam ou não quiseram opinar. O levantamento ouviu 1 mil eleitores da capital baiana entre os dias 1 e 3 de outubro. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3,08 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número BA-04570/2020.

Já na Ibope aponta no cenário estimulado – quando os nomes dos candidatos são citados -, Reis tem 42%. Pastor Sargento Isidório tem 10%; Olívia Santana e Major Denice Santiago aparecem empatadas com 6%; Bacelar registra 5%; Cezar Leite tem 3%; Hilton Coelho 2%; enquanto Celsinho Cotrim não pontua, e Rodrigo Pereira registra 1%. Brancos e nulos somam 17%. Não souberam ou não responderam, 8%. O levantamento ouviu 602 pessoas, entre 29 de setembro e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número BA-03105/2020.

Bnews

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios