Sem categoria

Jornada Científica reúne trabalhos de bolsistas da Embrapa Mandioca e Fruticultura

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza, de 29 a 31 de agosto, a sua VI Jornada Científica, que reúne bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de macroprogramas da Embrapa orientados por pesquisadores da Unidade.

De 1996, quando começou o programa local de Iniciação Científica, até 2011, houve um aumento de 600% no número de bolsas junto aos órgãos de fomento, sem contar aquelas de recurso da própria Embrapa e as oportunidades de ICJúnior. “A parceria com as instituições de fomento e de ensino superior e médio resulta em um programa robusto, amadurecido e recíproco, com impactos significativos no desenvolvimento científico, tecnológico e de formação de recursos humanos”, afirma o pesquisador Aldo Vilar Trindade, chefe adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e presidente da comissão organizadora da Jornada.

Deste esforço conjunto já saíram profissionais que hoje trabalham em universidades, empresas privadas e na própria Embrapa. “Estas pessoas receberam e deram importante contribuição para a geração de tecnologias que agora se transformam em inovação. A Jornada é o momento para se avaliar esta evolução, reforçar o que dá bons resultados e corrigir o que for necessário para o próximo ciclo”, explica Aldo, que fará a palestra de abertura “Avaliação de impacto do programa de bolsas de IC na Embrapa Mandioca e Fruticultura”.

Trabalhos

Serão apresentados 108 trabalhos orais (15 minutos para cada) e em formato de pôster. Como parte da programação, haverá, no dia 30, às 14h, seminário apresentado por Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), sobre controle biológico.

Os trabalhos estão agrupados por temas prioritários da Unidade: Pré-melhoramento, Diversificação de cultivares, Variedades resistentes/tolerantes a fatores bióticos e abióticos, Novos usos, Agricultura de base ecológica, Controle das principais doenças das culturas, Novos e melhorados sistemas de produção, Qualidade de raiz e Estudos de mercado. Submetidos no formato de resumo expandido, foram avaliados por colaboradores e serão incorporados aos anais do evento, que ficarão disponíveis para consulta na home page (www.cnpmf.embrapa.br).

Serão premiados os dois primeiros lugares dentre as apresentações orais e os dois primeiros dentre as apresentações de pôster (um de Iniciação Científica e um de IC-Júnior). Como nas edições anteriores, o primeiro lugar geral recebe o Troféu Orlando Passos, numa homenagem a um dos pesquisadores mais antigos e produtivos em atividade.

A comissão organizadora do evento é composta por Aldo Trindade, Adriana Accioly, Ana Lúcia Borges, Anapaula Lopes, Cristina Lima, João Roberto Oliveira, Léa Cunha e Maria da Conceição Borba.

Serviço:

Evento: VI Jornada Científica

Local: Auditório 1 da Embrapa Mandioca e Fruticultura

Programação:

29/08

8h: Abertura – Chefia

8h45: Palestra de abertura (Avaliação de impacto do programa de bolsas de IC na Embrapa Mandioca e Fruticultura) – Aldo Vilar

9h30 às 11h45 e 13h45 às 14h45: Apresentações orais

15h às 17h: Apresentações de pôsteres

30/08

7h45 às 11h30: Apresentações orais

14h: Palestra (Controle biológico) – Wagner Bettiol (Embrapa Meio Ambiente)

14h45 às 15h: Apresentação oral

15h às 17h: Apresentações de pôsteres

31/08

7h45 às 11h45 e 13h45 às 15h45: Apresentações orais

16h às 17h: Premiação e encerramento

Léa Cunha (DRT-BA 1633)

Embrapa Mandioca e Fruticultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo