NEWS

Jerônimo segue crescendo, mas diferença para Neto ainda é de 15 pontos, há uma semana das eleições

Segundo pesquisas, Jerônimo precisa virar o voto de 100 mil baianos por dia, até 2 de outubro, para vencer as eleições.

O IPEC, antigo IBOPE, divulgou nesta sexta-feira (23), a mais nova pesquisa de intenção de voto no estado da Bahia, e revelou ACM Neto com 47%, Jerônimo com 32% e Roma com 7%.

O crescimento do candidato governista era algo extremamente previsível, primeiro que a máquina estadual segue a todo vapor, o governador Rui Costa, goza de boa aprovação popular e o alinhamento com Lula por certo ajudaria e muito o ex-secretário de educação.

Dado os números, evidencia-se uma diferença de 15 pontos, há mais ou menos uma semana das eleições, falando de votos válido, seria possível dizer que se a eleição fosse hoje, Neto venceria com 54%.

O PT que historicamente virou e assumiu a liderança nos últimos dias de campanha, fala que o cenário se repetirá, igualmente 2006 e 2014, mas esquece-se, ou finge esquecer, que o cenário é diferente. O grupo está no poder há 16 anos e acumula alguns erros a frente do estado, e o candidato opositor conta com alta aprovação e confiança do eleitorado, sendo admirado até por parte dos petistas.

A última semana de campanha na Bahia será uma guerra, Roma que não decolou, segundo pesquisas, vai lutar bravamente para tentar desidratar ACM Neto um pouco mais, na esperança de que a eleição nacional passe ao segundo turno, forçando o candidato a ter que escolher um presidenciável “no segundo tempo do jogo”, muitos acreditam que Neto não ficaria com Lula, resta saber se ele voltaria para Bolsonaro.

O PT também vai tentar seguir desidratando o ex-prefeito evitar uma vitória em primeiro turno.

A soma é simples, Jerônimo precisa convencer por dia cerca de 100 mil baianos de que ele é o melhor para o estado, caso contrário, o risco da eleição ser decidida na Bahia em 2 de outubro é grande, principalmente por conta do chamado voto útil, que na reta final deve beneficiar Neto, com os votos que atualmente são de Roma, mas que podem migrar para evitar o segundo turno com o petista.

A fala de Lula, na quinta-feira (22), dizendo que “tanto faz” o partido do governador, e que todos serão tratados com igualdade, caiu como uma bomba no QG de campanha de Jerônimo, a fala por certo será usada, o distanciamento dele, da campanha no estado também é outro fator que tem chamado a atenção do muitas pessoas, até o momento nenhum ataque do petista foi feito ao candidato do UB, parecendo ter encerrado um ciclo de distanciamento entre os dois, o grande comício da Bahia, também parece ter sido cancelado, visto que a campanha de Lula diz que até a eleição ele não visitará mais o nordeste.

O antigo IBOPE, tem um inegável histórico de erro no estado, os petistas torcem para que isso se repita, porém agora todos mostram tendência de vitória de Neto, com exceção do Atlas Intel contratado pelo A Tarde, este, desde o início da pré-campanha mostrava tendência de vitória de Jero, mostrando o petista empatado logo no início do jogo.

A campanha de 2022 na Bahia tem algo diferente, para não dizer anormal, com dizem alguns, algo de errado não está certo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios