GeralTecnologia

Por que você precisa de uma VPN para IPTV e Traffic Shaping?

Saiba por que as VPNs são ferramentas indispensáveis ao bom funcionamento da sua IPTV

Sendo uma alternativa mais econômica frente ao crescente preço das assinaturas de TV a cabo, os serviços de IPTV têm ganhado popularidade pelo Brasil. Mas essa prosperidade não veio sem consequências. Em resposta, as concorrentes da plataforma logo iniciaram uma verdadeira guerra contra ela, aliando-se aos provedores de internet e ocasionando não somente a redução da velocidade do sistema como também, por vezes, até mesmo o seu bloqueio total.

Por sorte, a tecnologia segue abrindo caminhos para quem busca a liberdade de escolha e, contra a intervenção dessas outras companhias, já nos presenteou com uma solução bem simples a ser empregada: o uso de uma VPN.

As redes virtuais privadas (ou VPNs) são ferramentas que possibilitam ao usuário acessar a internet de forma anônima e segura. Elas criam uma “capa” de criptografia ao redor da sua navegação de forma que os dados transmitidos em sua conexão não sejam interceptados ou bisbilhotados por terceiros – incluindo-se nestes o seu provedor de internet.

Ao usar de um dos melhores serviços de VPNs do mercado, portanto, você garante que a companhia responsável por lhe fornecer conexão à internet não tenha acesso às suas atividades na rede. Isso impossibilita, assim, que ela tenha controle do que você está fazendo online – o que é extremamente útil quando se quer usar uma IPTV.

Para quem não sabe, as IPTVs são sistemas que transmitem programas e vídeos televisivos por meio da internet – seja ao vivo ou on demand. Elas apresentam muitas semelhanças com serviços como YouTube e Netflix, sendo a principal delas o alto nível de conveniência ao usuário. As IPTVs podem, por exemplo, agrupar múltiplas configurações e canais de TV dentro de uma única assinatura.

Isso é especialmente vantajoso quando em comparação com os serviços tradicionais de TV por assinatura, já que a IPTV habilita que o assinante escolha, a qualquer momento, os programas a que deseja assistir. Deste modo, ele não fica preso à programação fixa dos canais exibidos, tendo muito mais liberdade em seu entretenimento.

Como era de se esperar, diante disso, muitas companhias de TV a cabo começaram a perder clientes e, por óbvio, decidiram lutar contra a IPTV. O resultado foi um intenso emprego, pelos provedores de internet, de uma técnica de limitação de rede chamada traffic shaping.

O traffic shaping (ou modelagem de tráfego) é um método usado para controlar a quantidade de dados que é utilizada em cada site, dispositivo ou serviço online dentro de uma mesma rede. Em termos gerais, isso significa que os provedores de internet visualizam as suas atividades enquanto conectado e escolhem quais eles acreditam que devem receber menor velocidade de transmissão (ou mesmo ser bloqueadas por completo).

Embedded: Traffic Shaping Video

A resolução para enfrentar essa limitação é contratar um dos melhores servidores VPN para IPTV. Isso porque, com eles, os usuários conseguem cortar o mal pela raiz, mascarando toda a sua conexão e impedindo que os provedores tenham os meios de fazer esse controle. Dessa forma, seu serviço de IPTV não é submetido a nenhum atraso intencional e muito menos corre riscos de ser bloqueado.

Assim, àqueles que tenham interesse em aderir aos serviços de uma IPTV, é indispensável o uso de uma boa VPN. Do contrário, não há garantias de uma experiência satisfatória – tanto em relação à velocidade do acesso, como no tocante à manutenção desejada do sistema. E como dizia aquele velho ditado: é melhor prevenir que remediar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo