Bahia

Furtos e roubos em coletivos têm a maior queda em 12 anos, diz PMBA

De janeiro a abril de 2024, foi observada uma redução significativa de 38,5% em comparação ao mesmo período de 2023.

No mês de maio, 99,9% das viagens de ônibus na capital baiana transcorreram sem ocorrências policiais significativas. Esse resultado representa um índice de apenas 14 ocorrências para cada 100 mil trajetos, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Assim, maio de 2024 marcou o menor número de incidentes registrados nos últimos 12 anos.

O Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAp) está intensificando suas ações em parceria com o Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos (BPFRC), com o objetivo de reduzir os crimes dessa natureza.

“Essa estatística reflete o comprometimento da tropa envolvida e das autoridades em garantir a tranquilidade dos cidadãos durante seus deslocamentos. As ações preventivas são constantes e a nossa atuação segue com o intuito de zerar esse tipo de crime”, pontua o tenente coronel Reginaldo Moraes, comandante do BPFRC.

Dados

De janeiro a abril de 2024, foi observada uma redução significativa de 38,5% em comparação ao mesmo período de 2023. As operações da Polícia Militar têm sido concentradas principalmente nos horários e locais identificados como mais vulneráveis, com um aumento do policiamento e implementação de estratégias específicas.

No município de Lauro de Freitas, houve uma redução significativa de 52,94% no número de veículos roubados e furtados, comparando o período de 1º a 24 de junho de 2023, com 34 ocorrências registradas, ao mesmo período de 2024, que teve 16 ocorrências. Essa tendência de queda nos índices não se limita apenas ao mês de junho, mas também se estende aos meses anteriores.

Conforme divulgou a PMBA, em março e abril de 2023, o município registrou 77 ocorrências de furto e roubo de veículos. No mesmo período de 2024, foram registradas 39 ocorrências desses crimes.

Os dados levantados pela SSP e Polícia Civil refletem o resultado de blitze frequentes, com apoio do Esquadrão Águia e Detran, operações coordenadas pela Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) / Rondesp RMS, além da atuação do Esquadrão de Motociclistas em Camaçari. Essas ações incluem abordagens itinerantes para verificação de documentação, busca por drogas e recuperação de veículos roubados ou clonados.

“Agradeço a tropa da 52ª CIPM pelo compromisso e empenho, além do apoio importante que recebemos da 81ª CIPM. Tem sido imprescindível ainda o apoio do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv) que criou um posto de pedágio na via metropolitana, estabelecendo um cinturão de segurança em torno de Lauro de Freitas. Essas ações têm impactado diretamente nos resultados positivos”, ressalta o tenente coronel Botelho, comandante da 52ª CIPM, responsável pelo policiamento de parte do município.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios