Cotidiano

Exame de sangue pode descobrir todo tipo de câncer dez anos antes de se manifestar

Analise da ‘Biopsia Líquida’ consegue prevê câncer em até 90% dos casos.

CONSTANTINE PANKIN/SHUTTERSTOCK

Cientistas acreditam que em dois anos (2019), será possível realizar um exame de sangue, onde qualquer tipos de câncer possa ser descoberto com até dez anos antes da doença se manifestar.

O novo método tem sido chamado de ‘Biopsia Líquida’ e consiste em uma analise minuciosa do DNA da pessoa com capacidade de identificar qualquer sinal do câncer com uma antecedência de uma década.

O procedimento tem sido desenvolvido pelo Centro de Combate ao Câncer Memorial Sloan Kettering, nos Estados Unidos,  161  pessoas já passaram por testes, a margem de acerto é de 90%, alguns tipos de tumores com maior dificuldade de identificação a exemplo: pâncreas, a margem cai para 55%, porém a margem é considerada boa, pois geralmente quando o câncer de pâncreas  é percebido já está em estado avançado o que torna o tratamento e cura muito difícil.

Os pesquisadores empenhados no desenvolvimento do exame de ‘Biopsia Líquida’, acreditam que as mortes após a popularização do procedimento sejam reduzidas em até 50%, o exame deve ser incluído na lista de rotina, tipo, colesterol e diabetes.

A biópsia líquida é resultado de décadas de pesquisa sobre a genética do câncer. Ela é uma fusão de técnicas que identificam pedaços muito pequenos de DNA em circulação no sangue. A elas se soma o conhecimento de um número progressivamente maior de mutações associadas a tumores.

O projeto da empresa Grail, é apoiado por multibilionários como Bill Gates, da Microsoft, e Jeff Bezos, da Amazon, tem como objetivo realizar os primeiros testes de mercado já em 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo