Cotidiano

Evento de valorização do teatro infanto-juvenil acontece em Valença

85589Como mensurar a importância do teatro voltado para o público infantil, se o pressuposto usual é de que se trata de uma arte menor, um estágio para fazer teatro para adultos? Talvez, ao invés de significar teatro para a população infantil, a expressão tenha adquirido outro significado, o de teatro “feito por crianças”, em uma referência a um estágio imaturo da atividade artística. Este é o ponto de partida para a 2ª edição da CAPOTIN – Campanha de Popularização e Valorização do Teatro para a Infância e Juventude, que será composta de debates, workshop, espetáculos e atividades complementares. As ações acontecem de 10 a 15 de março, mês do Teatro e do Circo, na cidade de Valença, tendo como ponto central o Centro de Cultura Olívia Barradas. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro 2014, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), financiado pelo Fundo de Cultura (FCBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Entre os espetáculos de rua e palco que serão apresentados, estão montagens convidadas de Salvador e Lauro de Freitas, numa parceria da Cabriola Cia. Teatro, realizadora da CAPOTIN, com os grupos Via Palco (João Lima), Ereoatá Teatro de Bonecos e Cia. Gente de Teatro (Isaque Pires). A Cabriola, além de encenar peças do seu repertório, também vai promover oficinas em escolas públicas. O encerramento da campanha contará com performance do Palhaço Espiga (Fernando Lopes), no espetáculo A Mágica do Amor, na Praça da República.
A Campanha de Popularização e Valorização do Teatro para a Infância e Juventude nasceu a partir do Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões, lançado pela FUNCEB em 2013, com objetivo de apoiar propostas de estímulo ao diálogo, à reflexão e à organização em redes em torno do fazer artístico destas linguagens durante as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março) e o Dia Internacional da Dança (29 de abril), efemérides que repercutem em iniciativas de reconhecimento e valorização mundo afora.
CAPOTIN 2015
Campanha de Popularização e Valorização do Teatro para a Infância e Juventude
Quando: 10 a 15 de março de 2015
Onde: Centro de Cultura Olívia Barradas, Escolas Públicas e Praça da República (Valença/Bahia)
Quanto: 1kg de alimento não perecível
Entrada franca para professores e alunos de escolas públicas
Gratuito nas praças
Programação completa no site: www.radiocabriola.com
Apoio financeiro: FUNCEB/ FCBA/ SecultBA/ Sefaz
Realização: Cabriola Cia. de Teatro

Artigos relacionados

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios