Cotidiano

Estudo aponta necessidade da 3ª dose para vacinados acima de 55 anos que tomaram CoronaVac

A capacidade do organismo gerar resposta imune é menor em homens e em pessoas com mais de 55 anos que já receberam as duas doses da vacina CoronaVac, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (InCor) e a Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisa divulgada na forma pré-print (sem avaliação de pares), indica que 95% dos participantes imunizados produziram algum tipo de resposta imune contra o coronavírus Sars-CoV-2, frente a 99% dos chamados convalescentes (ou recuperados).

Em resposta ao estudo, o Instituto Butantan disse que já é sabido que “a resposta imune de defesa no organismo diminui com o avanço da idade, sendo observado que qualquer vacina gera uma resposta imune menor em pessoas mais idosas”.

O Butantan ainda completa afirmando que “isso não quer dizer que os mais velhos não estejam protegidos contra a doença, mas sim, que o organismo responde menos a um antígeno novo, uma característica que não se relaciona à vacina em si, mas aos processos naturais do sistema imunológico”.

Já os autores concluem apontando a necessidade de uma dose de reforço heteróloga, ou seja, de outro fabricante, com o objetivo de aumentar a resposta imune dos vacinados acima de 55 anos.

Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios