Saúde

Esquema para conseguir vagas no SUS denunciado pelo Fantástico é praticado no Vale do Jiquiriçá

Reportagem especial denuncia central clandestina de marcação de consultas.

fila-do-susUma central clandestina de marcação de consultas instalada dentro da uma prefeitura, com atendimento exclusivo a políticos. Uma cidade onde dois de cada três pacientes só conseguem consultas médicas se forem indicados por vereadores. E até candidato que sai vendendo vaga na fila do SUS em posto de gasolina. Pode? É o festival do fura-fila do SUS. No Brasil, o Sistema Único de Saúde garante à população atendimento médico gratuito, mas a procura por consultas, exames e cirurgias é muito maior que a sua capacidade.
Para organizar o atendimento, estados e prefeituras criaram centrais de marcação, onde os pacientes são colocados numa fila em que a espera que pode levar anos. É a conhecida fila do SUS, e os esquemas para furar a fila são sempre muito parecidos. Os políticos têm acesso a funcionários dentro das secretarias de Saúde e clínicas conveniadas com o SUS que fazer as marcações dos pacientes indicados. G1
Não muito diferente da reportagem do fantástico, a mesma prática é vista em municípios do Vale do Jiquiriçá, onde deputados e vereadores facilitam o acesso de eleitores a serviços do SUS, muitos marcam exames dentro de secretarias de saúde, e alguns deputados tem cotas dentro de hospitais de grande porte. O grande gargalo na saúde pública baiana é a central de regulação que condena muitos a morte devido a espera por atendimento.
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios