CotidianoCOVID-19

Especialistas acreditam que começou a 3ª onda de covid-19 na Bahia

Uma terceira onda de casos de Covid-19 já começa a preocupar os médicos que atuam diretamente no combate à pandemia em Salvador. “Para mim a terceira onda já começou. O boom de casos nos últimos dias foi impressionante”, avalia o infectologista Fábio Amorim, membro da equipe do Hospital Couto Maia.

O infectologista diz que o aumento se intensificou desde o final da última semana. “Logo antes do Dia das Mães tivemos uma pequena redução. Mas desde o final da semana passada passamos a ver enfermarias que estavam bastante vazias passarem a uma ocupação de 25%. Em 48h vimos a mesma enfermaria lotar”, diz sobre a realidade do hospital que atende.

Salvador registrou aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI, que chegou a 79%.

Diante dos números de casos e atual disseminação da Covid-19 na Bahia, pesquisadores da Fiocruz e gestores públicos apontam para uma situação de estabilidade epidêmica, mas alertam para o risco de uma nova explosão de casos nas próximas semanas, a chamada terceira onda, caso as medidas de prevenção contra o coronavírus não sejam mantidas.

Nas últimas 24 horas foram registradas 78 mortes pela Covid-19 na Bahia, que ocorreram em diferentes datas. Desde o início da pandemia, um total de 19.972 pessoas morreram pela doença. O estado chegou à marca de 957.267 casos de Covid-19, 1.917 em 24 horas. O total de 921.056 pessoas estão curadas, 2.476 no segunda-feira, 17. Os dados são da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), divulgados na segunda.

Análise

De acordo com o recente boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado no último dia 13, a Bahia apresenta relativa estabilidade de avanço de casos, na análise dos primeiros dias deste mês. No entanto, a exemplo de outros estados do país, os pesquisadores afirmam que ainda existe uma intensa circulação do vírus e que a pandemia pode alcançar níveis críticos nas próximas semanas, além da possibilidade de disseminação de variantes. Fonte: Metro1 e A Tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo