Slide

Espanhóis descobrem como manter o corpo sempre jovem

IDOSOS - ATIVIDADES FISICAUma investigação da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, descobriu que os músculos dispõem de um sistema de limpeza que elimina os resíduos e que evitam que se degenerem com o passar dos anos.

Esta conclusão, publicada na revista Nature, pode ser a fórmula anti envelhecimento cientificamente provada, diz o site La Vanguardia, que destaca que tal sistema de limpeza deixa de ‘funcionar’ a partir dos 50 anos. Mas agora já não será mais assim.

Através do recurso de remédios – e com a experiência feita em ratos de laboratório, que possuem células musculares idênticas às das pessoas –, os investigadores conseguiram manter esse sistema de limpeza ativo, fazendo com que o tecido muscular se regenerasse e recuperasse a vitalidade que a idade retira.

Segundo a investigadora Pura Muñoz-Cánoves, existem já no mercado alguns produtos aprovados que funcionam na hora de evitar os sinais de envelhecimento, mas foi com o rapamicina (fármaco imunossupressor usado para evitar a rejeição de órgãos após transplante) e com trolox (um antioxidante derivado da vitamina E) que as conclusões chegaram.

Prevê-se, agora, a criação de novos fármacos que sejam altamente eficazes no processo de rejuvenescimento, diz o site, destacando que os primeiros candidatos a esta nova descoberta seriam as pessoas idosas que sofra de perda de massa muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo