CotidianoSaúde

Então é POR ISSO que vinho com maior teor alcoólico são melhores?

Como o teor alcoólico influencia no gosto do vinho?

Para escolher um bom vinho, muito se fala no tipo da uva, terroir, safra, taninos e até na harmonização. No entanto, há um aspecto importante que não pode ser deixado de fora: o teor alcoólico do vinho.

Embora nem todos saibam, essa é uma característica que influencia diretamente no sabor da bebida e também nas texturas. Quer saber por quê? Continue a leitura deste artigo até o final e saiba como o teor alcoólico do vinho interfere no gosto da bebida.

A experiência gustativa

Quantidade perfeita de álcool e ácidos são duas características importantes para produzir um bom rótulo. 

Quando quem está consumindo o vinho sente a bebida, álcool, tanino e ácidos formam a experiência gustativa. 

O álcool do vinho 

Se tratando de uma bebida alcoólica, o álcool do vinho é resultado da fermentação dos açúcares da uva. Essa reação acontece devido à presença de leveduras no mosto. 

Qual o papel do teor alcoólico no vinho? 

Cada tipo de uva precisa de condições diferentes para amadurecer e isso, inclusive, está regulamentado. A Lei Nº 10.970, de 12 de novembro de 2004, indica que as uvas devem ter potencial alcoólico entre 8,6% e 14%. 

Isso significa que a uva deve apresentar uma concentração de açúcares que, quando fermentados, resultam no teor alcoólico esperado. 

A graduação alcoólica do vinho é uma das características que devem ser observadas pelo consumidor. 

Um vinho saboroso pode ter graduação acima de 14% ou abaixo. E qualquer uva cultivada corretamente pode ser transformada em um vinho de teor alcoólico agradável e saboroso.

Como o teor alcoólico no vinho interfere no sabor da bebida?

O teor alcoólico do vinho está diretamente ligado ao desenvolvimento da complexidade da bebida e do equilíbrio. 

Vinhos com graduações alcoólicas altas, suportam maior acidez e levam suavidade ao paladar. Já os ricos em taninos e ácidos são percebidos como ásperos. É o álcool que justamente dá suporte para essas características. 

Como o teor alcoólico interfere na textura do vinho?

O sabor do álcool é percebido como doce, dando sensação de textura macia na boca. Enquanto isso, os taninos são responsáveis pelo amargor e pela textura rugosa da bebida. 

Por último, os ácidos dão nervosidade aos vinhos e exigem sabores que complementem a sensação, a fim de não evidenciar aspereza e amargor característicos. 

Qual o melhor teor de álcool no vinho?

Consumir vinho é uma ação marcada pelo equilíbrio. Quando se trata de teor alcoólico isso não muda. Ou seja, o ideal é buscar equilíbrio das características. 

Neste caso, são os produtores que buscam conquistar esse equilíbrio. E isso se faz acertando a graduação alcoólica, que será base para que os ácidos e os taninos possam se expressar livremente. 

Normalmente, quanto maior a graduação alcoólica de um vinho, maior a chance de conquistar o consumidor. 

Rótulos com teor acima de 13% são ideais para dias frios. Enquanto os que tem em torno de 11% caem bem em dias quentes. 

Isto, porém, não significa que há o teor alcoólico ideal. Cada vinho tem sua necessidade diferente, afinal, a quantidade de álcool influencia na percepção do sabor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios