NEWS

É época de FUD e HODL em criptomoedas?

Como em qualquer tipo de comunidade, o mundo do Bitcoin e das criptomoedas está cheio de jargões. Isso faz tudo mais divertido e funciona como uma piada interna para a comunidade.

FUD e HODL são os primeiros termos que você encontra e sem dúvida alguns dos mais importantes desse espaço. Ao usar e negociar criptomoedas, você acaba usando esses termos, ainda que involuntariamente.

Antes de abordarmos como você pode usá-los nos diversos fóruns e plataformas de negociação disponíveis, vamos primeiro ver o que significam FUD e HODL.

O que é HODL?

HODL é provavelmente um dos primeiros termos que você ouve como negociante de criptomoedas. Ele surgiu como um erro de digitação de “hold” (manter), mas acabou sendo ressignificado no meio cripto. Acrônimo de “hold on for dear life” (algo como guarde para a vida toda), HODL se refere a uma estratégia de negociação em que um investidor mantém seus ativos, mesmo durante um período de queda extrema de preços.

Esse é o tipo de estratégia com a qual a maioria dos iniciantes começa, pois é simples e fácil de entender em comparação com outras, como “day trading” e “swing trading”. Além disso, essa estratégia não exige dedicar muito tempo. Você pode simplesmente comprar Bitcoin on-line com segurança, armazená-lo e conferir de vez em quando como está o preço da moeda.

Embora seja uma estratégia perfeitamente viável, é apenas a ponta do iceberg. Assim que você aprende mais sobre algo como o Bitcoin e percebe para que mais ele pode ser usado, parece que apenas mantê-lo armazenado pode ser contraproducente para o objetivo de adoção global dessa criptomoeda.

O que é FUD?

FUD vem de “fear, uncertainty and doubt” (medo, incerteza e dúvida). O termo se refere principalmente à mentalidade negativa que alguns investidores e negociantes podem tentar passar para baixar o preço de uma criptomoeda. Na maioria das vezes, a negatividade disseminada é exagerada para criar um ambiente de… bem… medo, incerteza e dúvida.

O FUD pode vir de muitas fontes, grandes e pequenas. Pode tratar, por exemplo, de uma criptomoeda que não atinge suas expectativas de preço ou de investidores influentes fazendo movimentos contra o mercado. As pessoas que espalham o FUD (também conhecidas como “fudders”) exageram um determinado evento e tentam contribuir para a cultura maior do medo na esperança de induzir a compra e/ou venda no pânico.

À medida que frequenta o mundo cripto, é provável que você encontre alguém tentando espalhar FUD. Seguem algumas dicas para evitar cair na armadilha:

  • Mantenha-se atualizado com as notícias sobre criptomoedas.
    A última coisa que você quer fazer é tomar decisões financeiras com base em boatos. Lembre-se de se manter atualizado com o que está acontecendo nesse espaço de ritmo acelerado. A boa notícia é que há muitas comunidades, fóruns e sites respeitáveis ​​com todos os recursos de que você precisa.

    Além disso, se souber de algo que possa deixar você preocupado com o seu dinheiro, faça a sua própria pesquisa sobre o assunto. Nesse espaço, quanto mais você souber, mais vai proteger o seu dinheiro.

  • Lembre-se, em primeiro lugar, por que você entrou nisso.
    Cada pessoa tem seus próprios motivos para entrar no espaço cripto, seja por acreditar que ele inclui todos no mundo das finanças ou por querer apenas ganhar um dinheiro extra.

    Antes de investir algum dinheiro, defina esses objetivos desde o início e tente cumpri-los durante toda a sua jornada de negociação. Dessa forma, quando o FUD aparecer, você terá claro seu objetivo e poderá tomar decisões com base nele.

  • Não entre em pânico.
    Por mais fácil que seja dizer, não deixe que as emoções do FUD afetem você. Nem todo mundo sabe disso, mas negociar criptomoedas é uma atividade extremamente emocional. A pior coisa que você pode fazer é deixar que essas emoções façam você perder dinheiro e oportunidades, levando a vender ou comprar no pânico.

O mais importante a lembrar é que tudo o que o FUD diz, em muitas ocasiões, é exagerado com nenhuma ou pouca verdade. Faça o que fizer, não entre em pânico. Reserve um momento para refletir sobre seus investimentos, verifique seus objetivos e tome decisões calculadas.

FUD e HODL no contexto de um mercado em baixa

Recentemente, vimos tendências de baixa — preços em queda — no mercado do Bitcoin. Isso inevitavelmente cria uma enorme quantidade de FUD e possivelmente influencia as pessoas a fazerem HODL de seu BTC. Naturalmente, a pergunta que as pessoas começam a fazer é: qual é a reação apropriada a um mercado em baixa?

A resposta a essa pergunta depende do tipo de negociante que você é. Com todo esse FUD por aí, quais são seus objetivos e como eles são afetados pelo mercado em baixa? Para que você está realmente usando o Bitcoin? Se for alguém que deseja ganhar um dinheiro extra com o Bitcoin, você pode comprar na queda (comprar mais enquanto o preço estiver baixo) ou pode querer reduzir as perdas e sair. Como alternativa, você pode seguir sua vida e continuar mantendo o Bitcoin que possui.

O importante que estamos tentando dizer é que não existe uma só maneira correta de reagir a um mercado em baixa. A resposta apropriada depende totalmente de você e da forma como você está usando o seu Bitcoin. É por isso que destacamos a importância da pesquisa: quanto mais você sabe o que quer fazer, mais claro fica o seu caminho. Então, se você ainda está um pouco inseguro sobre o que fazer, talvez seja hora de parar e fazer sua lição de casa para ver qual é o próximo passo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios