Ubaíra

“Do Subaé ao Jiquiriçá”; projeto de ubairense reúne músicos do recôncavo e do Vale do Jiquiriçá

“Do Subaé ao Jiquiriçá” é um projeto idealizado pelo cantor e compositor ubairense, Gilton Della Cella, conhecido por participar do The Voice + em 2022. O artista já havia lançado dois projetos anteriores, o “Vozes da Bahia” e “Vozes do Nordeste”.

Com o intuito de valorizar os artistas das regiões nas quais os rios Subaé e o Rio Jiquiriçá passam, o projeto reúne em um CD 18 grandes músicos das cidades de: Ubaíra, jiquiriçá, Mutuípe, Amargosa, Laje, Brejões, Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro.

Vozes como a de Jânio Santana e Valney José de Mutuípe; Piu Xote de Jiquiriçá e João Pinheiro de Ubaíra, abrilhantaram a composição do trabalho lançado no dia 2 deste mês de junho e que apresenta uma vasta diversidade de ritmos e temática.

“Vejo o projeto de forma muito valiosa, sobretudo para nós artistas da região. Eu particularmente, me senti muito honrado com este convite” expressou Dídhio Pereira que apresentou a música “Saudade de um caipira”, composição feita em parceria com Vandok, também mutuipense.

Do Subaé ao Jiquiriçá
Gilton Della Cella, idealizador do projeto “Do Subaé ao Jiquiriçá”. Foto: Talentes Fotografia

“Cada artista tem uma personalidade, uma forma de compor seus trabalhos e eu acho que cada cidade foi bem representada”, afirmou Gilton.

A escolha dos artistas “Do Subaé ao Jiquiriçá”

Para Gilton, o projeto alcançou o seu principal intuito de “diluir” todos os 18 artistas em um trabalho que tivesse uma representatividade em cada cidade. Contudo, lamenta não conseguir abranger representantes de todos os municípios.

“Agora como eu sou do Vale do Jiquiriçá, (…) eu priorizei na verdade mais os artistas de Ubaíra e do Vale do Jiquiricá”, contou.

“Quem sabe ano que vem a gente faça um outro Cd, não sei se com esse mesmo título, mas contemplando outros artistas. A minha intenção não é parar por ai”, concluiu o contor.

Desafios para a realização do projeto

Considerando a distância geográfica entre os cantores, cada canção escolhida foi gravada e encaminhada para a junção, se concretizando no excelente resultado final.

“Alguns artistas tinham os seus takes já prontos, outros até foram para estúdios gravar, a exemplo de Gordo Som de Ubaíra”, explicou Gilton.

A principal dificuldade de acordo com o músico, foi encontrar artistas que possuíssem músicas que ainda não tivessem sido gravadas, critério exigido pelas plataformas que receberiam o Cd.

Dentre os participantes, o “Do Subaé ao Jiquiriçá”, contou com a participação de uma mulher, a Gi Andrade da cidade de Santo Antônio de Jesus.

“A minha intenção seria colocar um número bem expressivo de cantoras. Só que as pessoas teriam que ter o take disponível e que não tivesse nas plataformas. (…) eu convidei outras cantoras e elas não tinham esse trabalho disponível”, justificou o cantor.

Novos projetos

Dia 21 de junho, será lançado o novo Cd de Gilton Della Cella, o “Vozes do Brasil”, reuni artistas de todo o país. O álbum terá participações de grandes artistas como Paulinho Pedra Azul e Zé Alexandre, vencedor do The Voice+ de 2021.

“As vezes a gente pensa que o Brasil é formado só por músicos que tão fazendo sucesso nas plataformas ou nas mídias. Mas não. O Brasil é muito maior que isso, e a música brasileira é uma musica fantástica e é justamente essa música fantástica que não é mostrada para o grande público”, contou o compositor.

Ubaíra e o São João da cidade

Nascido em Ubaíra, Gilton que atualmente vive em Salvador, se orgulha ao falar do seu interior como inspiração para suas canções.

“Eu tenho Ubaíra como referencia da minha vida. Vivi em Ubaíra a minha infância, a minha adolescência. Todas as minhas referencias iniciais de vida foram em Ubaíra. Então, muitas imagens que eu trago nas minhas músicas, são oriundas dessa terra maravilhosa.

Na festa de São João, o artista voltará a se apresentar em sua terra natal.

“Este ano eu estou com banda nova, dia 24 a meia noite eu estou chegando pra fazer um show. Espero que as expectativas sejam as melhores possíveis”, concluiu o artista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios