CotidianoTecnologia

Dicas de Como Navegar na Internet com Segurança

Um uso seguro da internet depende de muitos fatores que frequentemente ignoramos ao acessar as nossas redes sociais, fazer uma compra online ou simplesmente tirar uma dúvida aleatória. Não é à toa que, todos os dias, centenas de milhões de tentativas de ataques hacker são registradas, o que resulta em uma perda anual de mais de um trilhão de dólares.

Se, como eu, você prefere não fazer parte das estatísticas e quer ter certeza de que está a salvo da maioria das ameaças, fique ligado nas nossas dicas de como ficar seguro na internet. Já adiantamos que uma delas inclui instalar uma extensão VPN no Chrome.

Nossas dicas para estar sempre seguro na internet

  1. Atualize sempre tudo

Uma internet segura depende principalmente da saúde dos seus dispositivos, que pode ser assegurada se você instalar as atualizações mais recentes em todos os seus sistemas, aplicativos e programas. Tenha em mente que essas atualizações não servem apenas para introduzir novas funcionalidades, mas também para aplicar novas camadas de segurança contra ameaças já identificadas pelos desenvolvedores.

  • Usar um VPN com sua conexão WiFi

Uma extensão VPN como VeePN é uma das melhores formas de garantir uma navegação segura. Acesse VeePN e adicione a extensão ao Chrome em todos os seus dispositivos. Um VPN protege suas informações ao criar uma espécie de túnel único dentro do qual elas trafegam separadamente do resto da internet. Isso é possível porque ele troca temporariamente o seu endereço IP por outro hospedado em outra região do planeta e dá a você segurança total na internet.

  • Aposte na autenticação multifatorial

Talvez você já tenha ouvido falar de iniciativas como o Microsoft Authenticator, que pretende tornar as senhas uma coisa do passado. O futuro, aparentemente, envolve formas alternativas de autenticação, como envio de códigos por e-mail ou SMS, impressões digitais e reconhecimento facial. Sempre que possível, opte por usar esses mecanismos combinados em vez da boa e velha senha. Mesmo que pareça genial, ela pode ser mais fácil de desccobrir do que você pensa.

  • Matenha seus dados mais sensíveis offline

Vírus mais potentes podem acessar seus dados independentemente de onde eles estejam (online ou offline), mas eles são bem raros. Por isso, manter arquivos confidenciais no seu HD (não na nuvem, por exemplo), está entre as melhores maneiras de estar a salvo na internet.

  • Pense duas vezes antes de acessar conteúdos gratuitos

Todos nós conhecemos o ditado que diz “quando a esmola é demais o santo desconfia”. Essa máxima não poderia ser mais adequada à internet. Sites que prometem download gratuito de um filme que ainda está no cinema ou anunciam mercadorias muito mais baratas do que a média do mercado quase sempre escondem alguma cilada. Não caia nessa!

Por que segurança digital é importante?

Essa pergunta tem várias respostas possíveis, mas uma delas envolve aquilo que move o mundo: o dinheiro. Hackers não são adolescentes em busca de adrenalina e perigo, e sim ladrões profissionais que tiram o próprio sustento dos golpes que aplicam. Por isso, se você quiser mesmo proteger o seu patrimônio, tem que usar o maior número possível de ferramentas de segurança digital.

Além disso, informações privadas e de valor afetivo muitas vezes são roubadas ou perdidas em um ataque hacker. Afinal, é comum fazermos nossos computadores e celulares de biblioteca, álbum de fotos e vídeos e arquivo pessoal. Usar a internet de modo seguro é também proteger suas lembranças!

O que não se deve fazer na internet?

Infelizmente, ficar despreocupado ao navegar na internet é um comportamente extremamente arriscado. Isso não quer dizer que você deve agir como se estivesse atravessando uma zona de guerra, mas encarar a internet como uma avenida movimentada de uma grande cidade é uma boa estratégia: você não conhece as verdadeiras intenções de ninguém, então precisa desconfiar de todo o mundo.

Qual é o jeito mais garantido de aumentar a segurança da sua navegação?

Como nenhuma das dicas que destacamos é mais importante que as outras, o ideal seria estar atento a todas elas para ter certeza de que, se uma ferramenta de proteção eventualmente falhar, você ainda terá todas as outras como um verdadeiro arame farpado em volta da sua navegação.

O que importa no final das contas

Usar a internet com segurança não é exatamente fácil se você não domina o universo virtual. Aliás, até especialistas no assunto estão vulneráveis, já que os hackers são em geral muito bons no que fazem. 

Mesmo assim, você pode reduzir drasticamente as chances de ter seu computador, celular ou tablet invadidos se seguir as dicas de como ficar seguro na internet que listamos aqui, como usar uma extensão VPN no Chrome, atualizar sempre os seus programas e aplicativos e usar autenticação de dois ou mais fatores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo