Cotidiano

Dez sinais de que está bebendo pouca água

MULHER - POUCA AGUABeber água é fundamental para a vida. Porém, qual a quantidade ideal? O seu próprio corpo pode te dar a resposta. Isso porque ele tem diversas formas de avisar que você está bebendo pouca água. O site Terra fez uma lista dos dez principais sinais de que o corpo está desidratado. Veja:

Dor de cabeça. Mesmo que ligeira, a desidratação pode provocar dor de cabeça, devido a alterações na dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

Prisão de ventre. A água é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e da bílis, a sua falta torna a digestão mais lenta e pode ainda provocar acumulações no intestino grosso, dando origem à prisão de ventre.

Desidratação visível. Pele seca, áspera, envelhecimento precoce, boca e olhos secos, ou urina muito escura são sintomas visíveis de que precisa urgentemente de água.

Dor nas articulações. A água está presente em um fluido encontrado nas articulações e funciona como um lubrificante. Com a desidratação sentimos dores e não aguentamos movimentos muito bruscos ou repetitivos.

Imunidade debilitada. A falta de água diminui a resistência física, deixa as vias respiratórias secas e impossibilita a expulsão das impurezas do organismo, que acabam por o debilitar.

Cansaço e mau humor. A água ajuda a manter a temperatura do corpo, na falta dela, a ação enzimática desacelera, provocando cansaço, desânimo e mau humor.

Fome. Às vezes a fome fora de hora pode ser na verdade um sinal de desidratação.

Inchaço. A retenção de líquidos, que normalmente é o que nos faz sentir inchados, é gerada pelo excesso de sódio e falta de água no organismo.

Metabolismo lento. A desidratação faz com que o metabolismo trabalhe mais lentamente. Por isso, se está de dieta e mesmo assim demora a emagrecer, pode ser falta de água.

Muita sede. A sede propriamente dita é, claro um sinal de que anda a beber pouca água.

Noticias ao Minuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar