Negócio

Descubra as melhores dicas para pagar menos no seguro do carro

O seguro auto é uma medida indispensável para os proprietários de qualquer veículo. Graças a essas apólices é possível contar com coberturas em casos de acidentes e contar com serviços úteis em caso de incidentes. Mesmo assim, essa é uma despesa que fixa costuma pesar bastante no orçamento familiar dos brasileiros.

E como nem sempre sabemos exatamente como funciona o seguro de carro não é incomum cometermos pequenos erros, que podem encarecer ainda mais essa conta. Mas saiba que é possível gastar menos com o seguro sem cometer nenhum tipo de fraude ou irregularidade (o que pode levar a prejuízos ainda maiores). Veja como.

Antes de mais nada, avalie o seu modelo de veículo

Os preços dos seguros vão, imprescindivelmente, variar de acordo com a marca e modelo assegurado. Caso planeje trocar de veículo, vale a pena optar por modelos com menores taxas de roubo e furto ou mesmo tecnologias e acessórios que os tornam mais caros e visados.

Não tenha preguiça de fazer cotações

Toda economia exige muita pesquisa e paciência, e isso não seria diferente na hora de contratar os serviços e coberturas de seu seguro auto. Dedique tempo e atenção em fazer cotações em diferentes seguradoras e avalie cada proposta com muita cautela antes de assinar o contrato.

Não dispense um bom corretor

Além de saber indicar os modelos menos caros e quais são os melhores planos de coberturas e franquias, esse profissional é expert em avaliar suas reais necessidades e entende de todas as possíveis tramitações necessárias.

Converse com amigos e familiares e peça indicações de bons profissionais desta área e peça ajuda para encontrar um seguro que seja adequado para seu perfil e caiba no seu bolso, além de ajudar em caso de sinistros. Vale a pena verificar se o profissional é habilitado no SUSEP.

Não minta nem omita informações à seguradora

Todos os dados apresentados na contratação do seguro devem ser reais. Mesmo que alguns perfis e regiões tenham um custo maior para assegurar o veículo, a seguradora que verificar qualquer irregularidade nas informações prestadas pode alegar tentativa de fraude, romper o contrato e o prejuízo será imensamente maior do que algumas centenas de reais.

Isso também vale para a renovação do seguro auto ou para qualquer mudança na rotina, como por exemplo, um novo motorista que vai passar a conduzir o veículo, mudanças de destinos para áreas de risco, tipo de garagem ou se um carro será usado para outras atividades. Atualize seu corretor imediatamente.

Sua postura no trânsito também conta

Motoristas que não se envolvem em acidentes e que não infringem as leis de trânsitos gera um histórico positivo para as seguradas que avaliam seu perfil na hora de contratar ou renovar o seguro.

A variação no valor do seguro pode ser significativa entre os motoristas que registraram ou não registraram sinistros nos últimos anos. Vale lembrar que o histórico do motorista pode ser acessado mesmo se ele trocar de seguradora, por isso mantenha a prudência.

Fuja dos mimos das seguradoras

Seja realista e não se deslumbre com coberturas supérfluas ou desnecessárias. Muitas seguradoras oferecem coberturas cada vez mais cômodas e completas, incluindo até mesmo reparos que vão além do carro, como serviços de reparo em casa. Avalie se você realmente precisa dessas coberturas adicionais.

Fonte: https://primeirahora.com.br/descubra-os-maiores-erros-na-compra-de-um-carro/

Fonte: https://tribunadoceara.com.br/blogs/investe-ce/2019/11/22/veja-o-que-pode-influenciar-no-valor-do-seguro-auto/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo