Brasil

Deputados pedem que senador Hamilton Mourão seja investigado por enaltecer Golpe Militar

Parlamentares do Psol, Sâmia Bomfim, Fernanda Melchionna e Glauber Braga, apresentaram uma denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a investigação de uma postagem feita pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos), na qual ele elogia o período da Ditadura Militar no Brasil.

Os representantes do poder legislativo estão em dúvida se a publicação pode ser interpretada como incentivo ao crime. Na ocasião do aniversário de 60 anos do golpe militar, em 31 de março, Mourão postou em suas redes sociais: “a história permanece inalterada, em 31 de março de 1964 a Nação se salvou a si mesma”.

De acordo com os parlamentares, Mourão ultrapassou os padrões da liberdade de expressão e até mesmo a imunidade parlamentar para discursos ou opiniões. De acordo com o coletivo, a declaração “não é apenas uma crítica legítima a um grupo político ou ideologia, pelo contrário, equivale a um respaldo e louvor ao golpe militar de 1964, que instaurou uma ditadura no país”.

Após a requisição, um elemento adicional é incorporado a um processo em andamento sob sigilo na PGR, pois os parlamentares já haviam acionado o órgão em fevereiro para apurar se Mourão cometeu crime ao incentivar as Forças Armadas após uma operação da Polícia Federal que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios